Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TUTORIA NO PROGRAMA PÓS-TEC: A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO AGENTE FACILITADOR DO CONHECIMENTO
Relatoria:
ALLAN BATISTA SILVA
Autores:
- Anne Karoline Candido Araújo
- Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício
- Rebeka Maria de Oliveira Belo
- Fabíola Fialho Furtado Govêa
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Pós-Tec Enfermagem é um programa de especialização destinada para técnicos de enfermagem do Brasil e tem como principal foco aperfeiçoar esses profissionais em diversas áreas da Enfermagem. O programa é uma ação inovadora realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem em parceria com o Centro Profissional e Tecnológico, da Universidade Federal da Paraíba. No Pós-Tec há o envolvimento de diversos profissionais que capacitam e auxiliam os estudantes em formação, dentre eles há o tutor, que exerce papel importante no acompanhamento do aluno. Objetivo: Relatar a experiência da tutoria em um programa de especialização técnica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir das vivências de tutoria no Pós-Tec. As atividades aqui relatadas são referentes a tutoria realizada no programa entre os meses de março e agosto de 2023. As atividades foram desenvolvidas na modalidade de educação a distância, via plataforma do programa. Resultados: Durante esses meses pode ser observado o impacto significativo que a tutoria pode ter na jornada educacional dos alunos. A função de tutor não se limitava a transmitir informações, mas sim a construir uma ponte de conexão entre o mundo virtual e o processo de aprendizagem dos estudantes. A presença do tutor vai além de respostas para perguntas técnicas, pois percebeu-se que os alunos frequentemente enfrentavam desafios emocionais e de motivação enquanto navegavam pelo ambiente virtual de aprendizagem. Parte do papel de tutor consistia em cultivar um senso de comunidade virtual, incentivando a participação em fóruns de discussão, onde os alunos compartilhavam ideias, esclareciam dúvidas uns dos outros e sentiam que faziam parte de uma jornada coletiva de aprendizado. Essa abordagem criou um espaço onde todos se sentiam valorizados e incentivados a contribuir para o crescimento mútuo. Outro grande destaque na atuação quanto tutor foi o feedback personalizado que ajuda não apenas os alunos a crescer academicamente, mas também nutria a confiança deles em suas próprias habilidades. Considerações finais: Dessa forma, observa-se que o tutor tem o poder de transformar uma experiência acadêmica individual em uma jornada colaborativa e enriquecedora, pois a tutoria a distância é muito mais do que oferecer respostas; é sobre construir relacionamentos, incentivar a autodisciplina, fomentar a motivação e proporcionar um ambiente de aprendizado que transcende as barreiras virtuais.