Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIV/AIDS E SÍFILIS REALIZADA POR RESIDENTES DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA
Relatoria:
Ravena de Sousa Alencar Ferreira
Autores:
- Waléria Geovana dos Santos Sousa
- Herla Maria Furtado Jorge
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As doenças infecciosas transmissíveis que afetam gestantes constituem um grave problema de saúde pública e podem resultar em anormalidades congênitas ao ser verticalmente transmitidas, apresentando impacto na morbidade e qualidade de vida em mulheres na idade reprodutiva. Assim, o cuidado humanizado do enfermeiro é necessário para prestar a atenção a esse público a fim de atingir a integralidade no atendimento, realizar promoção da saúde, prevenir doenças e reestabeler a saúde do indivíduo. Para tanto, a educação em saúde faz-se necessária nesse processo. OBJETIVO: Descrever a experiência de residentes de enfermagem obstétrica acerca da implementação de intervenções educativas sobre prevenção de HIV/AIDS e sífilis. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por residentes de enfermagem obstétrica da Universidade Federal do Piauí em um alojamento conjunto de uma maternidade pública de referência para o estado. A atividade foi desenvolvida no ano de 2021 e abrangeu três etapas: planejamento, intervenção educativa e avaliação. Ressalta-se que não foi necessário submissão a Comitê de Ética e Pesquisa por tratar-se de um relato de experiência. RESULTADOS: A primeira etapa incluiu o levantamento bibliográfico acerca da temática, o que exigiu a realização de buscas nas principais bases de dados, manuais do Ministério da Saúde e protocolos. Organizou-se o conteúdo a ser apresentado, elaboração de folder explicativo e outros materiais educativos. A segunda etapa, a intervenção educativa em si, ocorreu por meio de um único encontro e foi implementada em três sub-etapas: exposição dialogada, entrega de kit educativo e dinâmica em grupo. O encontro foi pautado nas ferramentas da educação popular e troca de saberes, desenvolvidos por Paulo Freire. A atividade foi desenvolvida em três enfermarias desse alojamento conjunto. A última etapa buscou avaliar a assimilação do conteúdo abordado por meio de uma dinâmica lúdica composta por um jogo do tipo “verdade ou mito”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destacou-se a importância da atuação da enfermagem no aconselhamento e acompanhamento desse público a fim de contribuir na prevenção e tratamento. A intervenção apresentou um público, de modo geral, interativo que em sua maioria conhecia informações quanto à transmissão por via sexual e método contaceptivo de barreira e buscou esclarecer dúvidas.