LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA DOPS NA PRÁTICA SIMULADA NO ENSINO DE APH DO PÓS TÉCNICO
Relatoria:
SUSANNE PINHEIRO COSTA E SILVA
Autores:
  • Verbena Santos Araújo
  • Anne Jaquelyne Roque Barreto
  • Tereza Ludimila de Castro Cardoso
  • Zenailza Andrade de Brito
  • Graziane Jandira Ferreira de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O desenvolvimento de ferramentas de ensino para melhorar o aprendizado, vem sendo utilizadas a séculos, e a cada período o refinamento do ensino baseado em práticas que recorrem a modelos de segurança do paciente, são adicionados no contexto de melhorar o processo de aprendizagem. O DOPS-Direct Observation Procedural Skills (Habilidades Processuais de Observação Direta), vem se destacando na área de APH e emergência, por ser avaliativa de procedimentos e a área de cuidados de emergência requerer mensurar tais habilidades. No DOPS são avaliados os seguintes critérios: cenário, foco da avaliação, complexidade do caso, complexidade, resumo, orientações, itens e avaliação, desempenho global e feedback. O objetivo do trabalho foi descrever o uso do DOPS com base em competências, contribuindo juntamente com outras formas de avaliação para ampliar a visão de seus avanços e fraquezas individuais. Método: exploratório, prospectivo e descritivo aplicado ao cursista de APH. Resultado: Na literatura a aplicação da ferramenta através de práticas simuladas nos ambientes de APH para o curso técnico ainda é uma prática pouco utilizada e esta precisa ser consolidada como uma ferramenta importante nas áreas de emergência Considerações finais: O uso do DOPS como ferramenta validada insere no contexto da prática uma oportunidade importante de aprendizado. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir com essa nova especialidade que se apresenta como bastante promissora.