Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICAS DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA NO ENSINO REMOTO DO CURSO DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES
Relatoria:
JOSÉ ARTHUR GUIMARÃES DOS SANTOS
Autores:
- Lilyan Félix Tavares Gomes
- Danielle Cavalcante de Melo
- Maria Eduarda Soares Marinho
- Patrícia Taise de Lima Soares5
- Maria Cidney da Silva Soares
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino de Semiologia e Semiotécnica confirmar-se por meio de atividades teórico-práticas, fundamentais para desferir a reflexão crítica, ajustar a apreensão de conceitos básicos e o desenvolvimento de habilidades e competências baseado em situações simuladas ou reais de cuidado e portanto, é necessário o contato direto com pacientes para alcançar o verdadeiro aprendizado das profissões da saúde. METODOLOGIA: Estudo de campo, abordagem qualitativa, desenvolvido de forma online com graduandos de enfermagem, de qualquer parte do Brasil, que estavam cursando ou cursaram a disciplina de forma remota durante a pandemia de COVID-19. O questionário foi lançado via online e uma das perguntas era: “você autoriza que entremos em contato para coleta posterior?” Em resposta afirmativa, o discente seria convidado a coleta de dados através da plataforma meet para responder a seguinte pergunta: Qual sua percepção sobre as aulas práticas remotas na disciplina de semiologia e semiotécnica? 09 alunos aceitaram responder a pergunta. O trabalho foi operacionalizado após autorização do comitê de ética. RESULTADOS: As falas dos graduandos permitiram a construção de 2 categorias temáticas para discussão, a saber: Categoria I – Ensino prático deve ser presencial e a Categoria II – Dificuldades no aprendizado de uma fase importante disciplina da graduação. O que fica claro na fala dos discentes entrevistados é que disciplinas práticas são de suma importância para formação do enfermeiro em relação a formação técnica científica e crítica e que não é possível substituir por aulas remotas. CONSIDERAÇÕES FINAS: A disciplina de semiologia e semiotécnica deve ser a base para formação do profissional de enfermagem através de aulas práticas em laboratórios e em serviços de saúde para que o aluno tenha maior autoconfiança e satisfação na sua formação, e isto deixou a comunidade docente preocupada, pois, diante da pandemia de COVID-19, algumas instituições de ensino superior no Brasil substituíram as aulas práticas presenciais para o ensino remoto em virtude da paralização de aulas laboratoriais e em serviços de saúde, portanto é necessário nivelamentos e curso de capacitação para acompanhar os alunos que passaram por essa prática durante o período citado.