LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Programa de Educação Permanente sobre Consulta de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (PEP-CEAPS)
Relatoria:
PATRICIA MARIA DA SILVA CRIVELARO
Autores:
  • Fabiana Aparecida Monção Fidelis
  • Silvia Justina Papini
  • Paulo Fernando Barcelos Borges
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Objetivos: Integrar os contextos de ensino e serviço no desenvolvimento coletivo de um programa de educação permanente sobre a consulta de enfermagem na atenção primária à saúde; e compreender a percepção dos participantes quanto as contribuições do programa de educação permanente sobre a consulta de enfermagem na atenção primária à saúde. Método: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-acão de Thiollent (2011), bem como a abordagem teórico-metodológica da Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) de Egry (1994). Participaram deste estudo 62 enfermeiros de APS da microrregião de Lins-SP, e 12 alunos do curso de graduação em enfermagem do UniSALESIANO-Lins/SP. Resultados: Foi planejado coletivamente e implantado o Programa de Educação Permanente sobre a consulta de enfermagem na Atenção Primária à Saúde, que possibilitou a atualização dos participantes no contexto consulta de enfermagem. Os temas que emergiram a partir da codificação dos dados foram: Óbices ao protagonismo na consulta de enfermagem; contribuições do programa educativo na ampliação dos conhecimentos e atualização profissional; contribuições aos usuários, contribuições para a prática assistencial e a satisfação dos participantes com o programa educativo e integração ensino-serviço. Considerações finais: O programa de educação permanente sobre a consulta de Enfermagem da atenção primária à saúde contribuiu para a prática profissional e para impulsionar transformações de realidades.