Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
SUPERMARILENE NA GUERRA DA VACINA CONTRA O BANDO DOS MONSTROS
Relatoria:
simone busatto salmazo
Autores:
- Marilene dos santos vieira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Um dos melhores recursos de combate à doença é o imunobiológico, o qual é acessado através das políticas públicas com a missão de orientar e incentivar a comunidade pela busca da prevenção sendo ela o mecanismo para este fim. A vacinação reduz a mortalidade, antes utilizada como contenção de epidemias e surtos e após a reestruturação nas políticas públicas, se tornando um instrumento de combate a desigualdade para o desenvolvimento nacional.
Uma importante forma de atingir o público é através das crianças utilizando material lúdico,
Relatar a experiência de uma ação educativa e de promoção à saúde com o tema imunização, através de teatro de fantoches nas escolas municipais da cidade de Pinhais realizada pela Unidade de Estratégia de Saúde da Família Maria Antonieta.
A realização de programas para incentivar o aumento da cobertura vacinal é o cotidiano de uma unidade de saúde, o atraso na imunização causa danos, não somente para a criança mas também como um todo para a sociedade.
Desta forma, para incentivar as visitas na sala de vacina, foram desenvolvidos bonecos de fantoches com o tema de vacina contra os monstros, onde foram confeccionados estes bonecos, com sobras de retalhos e papéis recicláveis.
A proposta foi desenvolver no público infantil a consciência da importância de manter a vacinação em dia contra as doenças existentes, sendo assim levadas ao lar de fato, através das mesmas.
O texto foi produzido pelos atores envolvidos, enfermagem e agentes comunitários de saúde, foram realizados ensaios e apresentação nas escolas municipais.
Verificou-se que as crianças foram bastante receptivas quanto ao teatro proposto, havendo intensa participação, e também grande aceitação das servidoras das escolas, foi observado após as aulas, pelas professoras, que as crianças relataram aos pais que deveriam comparecer à sala de vacinação para permanecer protegidos.