Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER A LÍNGUA DE SINAIS COMO UM INSTRUMENTO BASICO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Thais vitoria Pinheiro Da Silva
Autores:
- Jayza Cristiny Lima Da Silva
- Kamila Mendes Araripe
- Anna Ellen Teobaldo De Morais
- Jennyfer Kauanne De Barros
- Andrea Bezerra Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A língua de sinais é usada pela maior parte da comunidade surda. Para o exercício profissional de enfermagem, a comunicação é considerada um dos oito instrumentos básico de enfermagem.
OBJETIVO: Argumentar sobre a importância de reconhecer a língua brasileira de sinais como um instrumento básico de enfermagem.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência de discentes de enfermagem durante a disciplina de libras, oferecida pela UFC. Durante algumas aulas, a docente de libras solicitou que os alunos fizessem uma atuação de como iriam atender uma pessoa surda. Nesse momento, alguns dos discentes tiveram dificuldade em prosseguir com o atendimento, pois tiveram dificuldade na comunicação.
RESULTADO: A atitude da professora durante as aulas fez os alunos perceberem a importância dos profissionais da saúde conhecerem a língua de sinais, já que a comunicação é o primeiro instrumento básico de enfermagem. Sendo assim, o enfermeiro que não tem esse conhecimento teria acesso apenas à linguagem cinética da pessoa, o que poderia causar erros durante o atendimento.
CONCLUSÃO: Os estudantes passaram a compreender a relevância que o conhecimento da língua de sinais tem na formação de enfermeiros porque perceberam que se o diálogo com o paciente não for eficaz, todos os outros instrumentos básicos poderiam ser prejudicados.