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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Implantação da gestão das OPMES no âmbito do centro cirúrgico de uma instituição de saúde na Paraíba
Relatoria:
Mônica da Costa Batista
Autores:
  • Cybelle Cristina Cavalcante Lucena
  • Sandra Martins de França
  • Bruna Raquel Rodrigues Araújo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A gestão da OPME é extrema importância nas instituições de saúde, considerando que esses insumos conforme a sigla se refere às Órteses, Próteses e Materiais Especiais, e em alguns procedimentos cirúrgicos são fundamentais, entretanto tendem apresentar um custo bastante alto. A implantação da gestão desses insumos no âmbito do centro cirúrgico é pertinente devido a necessidade do gerenciamento de estoque, armazenamento, ademais as boas práticas de uso. Deve-se ressaltar que a requisição da OPMES eles precisam ser direcionados ao paciente que irá utilizar, para que seja realizado o registro efetivo na ficha do paciente, além disso durante o procedimento de conferência de contas hospitalares seja efetivado conforme informações dispostas em impressos adequados. O estudo teve como objetivo estabelecer rotina quanto a gestão de OPME no âmbito do centro cirúrgico com intento de proporcionar monitoramento quanto ao uso desses insumos de forma eficaz, proporcionando confiabilidade no processo e dirimindo a possibilidade de suspenção cirúrgica pela falta da OPME na instituição e diminuição das notificações realizadas pela unidade de monitoramento e faturamento da instituição. Trata-se de um relato de experiência após estabelecimento de rotina por meio de Protocolo Operacional Padrão e elaboração de planilha física disposta no núcleo de distribuição com intento de adquirir as informações referentes aos insumos, pacientes e equipe que realizou retirada no núcleo de distribuição estivessem contidas na supracitada planilha e havendo necessidade de rastreio através dessas informações o processo fosse realizado de forma prática e efetiva. Diante do estabelecimento da rotina pôde-se observar diminuição das notificações do setor de monitoramento e faturamento da instituição, além de dirimir o risco de impossibilidade de rastreio, quando a OPME apresentar não conformidade ou qualquer outro desvio de qualidade, na qual é imediatamente informado ao setor responsável pelos processos de aquisição, através do setor de qualidade. A gestão das OPMES no âmbito do bloco cirúrgico proporcionou maior confiança ao processo de logística, distribuição e utilização das OPMES, além disso diminuiu o risco suspenção cirúrgica, haja visto que as solicitações são vinculadas aos pacientes para os procedimentos cirúrgicos a serem realizados.