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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDADO ESPIRITUAL NO CURRÍCULO DE ENFERMAGEM: COMPETÊNCIAS DISPONÍVEIS PARA O ENSINO NO BRASIL
Relatoria:
WILLYANE DE ANDRADE ALVARENGA
Autores:
  • Ana Vitória Paé Lima
  • Barbara Victória da Silva Gonzaga
  • Weslley Moura Sousa
  • Lucila Castanheira Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Para lidar com o desafio de incluir a temática da espiritualidade e cuidado espiritual no ensino de enfermagem, um projeto europeu recente desenvolveu um padrão de educação em cuidado espiritual, contendo um conjunto de quatro competências, com conhecimento, habilidades e atitudes para cada uma delas. Objetivo: Realizar a tradução, a adaptação transcultural e a validação para o Português do Brasil da matriz de competências em cuidado espiritual (EPICC Spiritual Care Education Standard) para estudantes de graduação em enfermagem. Metodologia: Estudo de validação realizado em quatro etapas: (1) tradução da versão original para a língua portuguesa; (2) avaliação da tradução pelos pesquisadores brasileiros; (3) retrotradução e (4) comitê de especialista. O comitê de especialistas foi composto por seis docentes de enfermagem especialistas em espiritualidade e educação em enfermagem, que avaliaram a versão brasileira da matriz com base na utilidade do conteúdo, relevância e equivalências semântica, idiomática, conceitual e cultural. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Foi realizada duas traduções de forma independente da matriz de Competências em Cuidado Espiritual, a síntese das traduções e duas retrotradução para língua original (inglês), que foram enviadas para a aprovação dos pesquisadores da matriz original. O comitê de especialistas considerou a matriz essencial, relevante e 90% deles consideraram as competências equivalentes e sugeriram modificações em algumas palavras para melhorar a clareza. Conclusão: A matriz de competência em cuidado espiritual foi traduzida e adaptada transculturalmente para o português do Brasil, se tornando uma ferramenta para direcionar o ensino de estudantes brasileiros de graduação enfermagem acerca do cuidado espiritual.