Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CUIDANDO DE QUEM CUIDA: UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA
Relatoria:
Josué Barbosa Sousa
Autores:
- Ronaldo Rossi Ferreira
- Gabriela Radin Piesanti
- Luana Solei Flores Canteiro
- Emanuele Pozzebon Pereira Caurio
- Renata Ferrari
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As residências em saúde são um programa ministerial de pós graduação lato sensu promovido em vários municípios brasileiros através de Instituições de Ensino e Serviço. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são ferramentas amplamente difundidas na rotina da atenção primária. Dentre muitas facetas, a saúde do trabalhador apresenta-se como nicho singular a serem empregadas tais terapias.
OBJETIVO: Descrever a intervenção em saúde do trabalhador realizada pelos residentes de dois programas multiprofissionais da região metropolitana de Porto Alegre.
METODOLOGIA: Trata-se de uma prática de campo, realizada por seis residentes de dois diferentes programas multiprofissionais atuantes no município de estudo. Entre os meses de outubro e dezembro de 2022, atendeu 91 participantes em oito serviços da rede de saúde municipal. As equipes inscreveram suas respectivas unidades através de formulário enviado previamente pelo apoio institucional municipal.
RESULTADOS: A maior parte dos participantes eram adultos e trabalhavam apenas no serviço de saúde em que ocorreu a atividade. Um significativo número de trabalhadores também referiu já ter alguma vivência com as terapias complementares, e as práticas mais escolhidas foram Quick Massage, Auriculoterapia, Escalda Pés e Reiki. Entre as diversas falas trouxeram que se sentiam cansados, ansiosos e com alguma dor no corpo, já após sessão conseguiram mencionar melhora no estado físico e mental geral, reconhecendo como mais relaxados, menos tensos, entre outros. Sinalizaram como momento importante de cuidado, visto este espaço oportunizar uma atenção ao sujeito enquanto um todo (aspectos físicos, mentais e emocionais), ser capaz de reduzir o estresse no ambiente de trabalho, possibilitar um espaço de relaxamento e cuidado específico com a saúde emocional/mental. Além disso, enalteceram as práticas como algo que recomendariam para outros colegas trabalhadores. A maioria dos participantes conseguiram vivenciar uma ou duas terapias complementares.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A observável melhora de sintomas após as sessões demonstra a importância dessas ações junto aos trabalhadores, com possíveis repercussões na relação entre equipe, na qualidade do atendimento aos usuários e produtividade dos trabalhadores. Configurando-se como estratégia não invasiva e singular de cuidado em meio ao frenesi das rotinas de trabalho na saúde e no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro.