LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS PARA ABORDAGEM SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL ENTRE ADOLESCENTES – RELATO DE EXPERÊNCIA
Relatoria:
Maria Eduarda Marinho Barros
Autores:
  • Vinicius Augusto Alves Ferreira
  • Isabelle Pereira da Silva
  • Silvia Kalyma Paiva Lucena
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação sexual é um processo de ensino que propõe explanar informações relacionadas à vida sexual, na qual se faz necessário explicar sobre condutas entre jovens que estão no início da vida sexual. Um dos profissionais que pode abordar essa temática é o enfermeiro, com o propósito de orientar as pessoas para que possam tomar decisões conscientes e saudáveis em relação às suas práticas sexuais. Objetivos: Relatar a experiência  de uma ação educativa realizada por acadêmicos de enfermagem para adolescentes do ensino fundamental sobre educação sexual. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa sobre educação sexual para adolescentes em uma escola no interior do Rio Grande do Norte no mês de julho de 2023. No início houve explicações sobre métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e saúde do adolescente. Foram utilizadas duas dinâmicas no espaço escolar, como ferramenta para conquistar a atenção dos jovens, proporcionando conhecimentos e elucidando mais informações sobre o assunto, sendo elas um caça ao tesouro com perguntas sobre métodos contraceptivos e IST's e o passa ou repassa, com mais perguntas sobre a temática. Essas atividades foram traçadas em busca de atingir maior ludicidade e promover o trabalho em grupo. Resultados: Os jovens mostraram-se abertos a aprender sobre a temática com as dinâmicas, com a realização de perguntas no caça ao tesouro partindo da sala de aula, a cada acerto eram disponibilizados dicas para que fosse encontrado o próximo local com a próxima pergunta, nisso foi utilizado todo o espaço escolar para realização. Enquanto o passa ou repassa reuniu os dois grupos para responder mais perguntas sobre a temática e caso errasse, a pergunta seria repetida para o outro grupo com o possibilidade de adquirir a pontuação. Além disso, permitiu que colocássemos em prática nossa capacidade para adequar a linguagem de acordo com o público alvo a ser atingido e também explorar a educação em saúde voltada a jovens. Servindo como uma experiência desafiadora, mas que cumpriu com os objetivos traçados. Considerações finais: A adoção de dinâmicas para abordagem da temática foi importante na retenção da atenção dos alunos, onde o maior desafio apresentado girou em torno da montagem criativa da ação e apresentação dentro do limite de tempo fornecido. Dito isso, a ação foi realizada de acordo com o que havia sido planejado, atingindo assim, o objetivo esperado.