Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Experiência de Monitoria em Enfermagem Cirúrgica: Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas.
Relatoria:
Ana Clara Gonsaga Silva
Autores:
- Vitória Nathália Oliveira de Aguiar
- Isabelly Fernandes Dutra Campos
- Roberta de Araújo e Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica é uma ferramenta de apoio pedagógico ao discente, ajudando-o na consolidação do conhecimento, desenvolvendo encontros de monitorias, atuando na resolução de casos clínicos, discussão de questões e auxílio ao docente nas aulas teóricas e práticas. Sendo a monitoria extremamente importante na qualificação técnico, científica do discente monitor, em concordância com o projeto pedagógico do curso. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria na disciplina de Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para Saúde. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, baseado na vivência dos monitores da disciplina de Enfermagem Cirúrgica. As atividades foram realizadas na cidade de Imperatriz, Maranhão, de março a julho de 2023. O componente curricular é teórico-prática obrigatório, com 45h teórica e 30h práticas, com conteúdo sobre centro cirúrgico, centro de material e esterilização, sala de recuperação pós-anestésica. A seleção para a monitoria foi realizada por meio de uma apresentação em formato de seminário, abordando temas relacionados à disciplina, além de uma entrevista na qual foram avaliados a aptidão para a docência, disponibilidade de horários e os objetivos da monitoria. Resultados: A monitoria é uma atividade que configura-se como uma iniciação à docência, na qual o monitor passa a atuar nas atividades pertinentes à prática docente, sob orientação. A função de monitor em uma disciplina na modalidade presencial proporciona maior autonomia e capacidade resolutiva diante de situações-problema, além de promover o trabalho em equipe, já que a tarefa cabe a três monitores. A disciplina abrange um conhecimento indispensável para formação do Enfermeiro, tornando-se aliada para facilitar o aprendizado integral dos conteúdos. Além disso, a utilização de diferentes recursos didáticos é um aspecto importante na sua formulação. No que diz respeito aos aspectos limitadores, foi possível observar a dificuldade dos discentes em comparecerem à monitoria, resultando em ausências ou atrasos além do horário limite estabelecido. Considerações Finais: Este relato destacou que a experiência de monitoria vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem resultou em impactos positivos, promovendo um desenvolvimento tanto em suas competências pessoais quanto acadêmicas. Por fim, participação ativa e troca de conhecimentos entre os discentes asseguram o efetivo progresso do processo de ensino-aprendizagem na disciplina.