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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA A GESTÃO DO CUIDADO NO SUS
Relatoria:
IRACEMA FILGUEIRA LEITE
Autores:
  • Iolanda Guedes da Silva
  • Jailson Honorato Frazão
  • Rosângela Vidal de Negreiros
  • Aldineide Fernandes de Araújo Mendonça
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Após a implantação do SUS, ocorreram importantes modificações no processo de trabalho em saúde, bem como nas funções do enfermeiro e o cuidado, que estava associado a uma assistência vinculada as ações curativas, ganha uma conotação voltada para os princípios e diretrizes do SUS, com base na Gestão do Cuidar, que é de grande relevância por estar voltada para as necessidades dos pacientes e estratégias de ações deste processo. O objetivo do presente estudo é avaliar as contribuições do processo de formação do enfermeiro para a gestão do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um processo investigativo observacional, exploratório, descritivo e inferencial, mediante abordagens quanti-qualitativas. O estudo observacional permite que ocorra a averiguação direta do objeto a ser estudado, além da realização de testes estatísticos e procedimentos similares com o objeto da pesquisa. Nesta tipologia de estudo, ocorre a investigação em um grupo de pessoas com o propósito de responder algumas indagações acerca de um determinado problema, previamente descrito. A pesquisa foi submetida a plataforma Brasil e os participantes assinaram o TCLE conforme número 11399319000005188. Observou-se uma dissonância entre as necessidades da rede de trabalho e mão--de-obra ofertada e proposta pelo SUS e a formação do enfermeiro neste processo, sobretudo na esfera da comunicação e estratégias de práticas educativas realizadas. Há persistência de um ensino dicotômico voltado para a doenças e não o doente e uma carência de práticas educativas que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades compatíveis com a Gestão do Cuidado no SUS.