Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL INFANTIL NO CONTEXTO DA CRECHE
Relatoria:
Gracielly Karine Tavares Souza
Autores:
- Amanda dos Santos Braga
- Renata Amorim Demétrio
- Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
- Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O desenvolvimento socioemocional infantil compreende a expressão emocional, a construção de relações sociais e os efeitos das emoções no comportamento, contribuindo para o processo de adaptação, construção e mediação de relacionamentos interpessoais. A primeira infância apresenta-se como janela única para a promoção dessas habilidades, logo as práticas educacionais e os cuidados infantis desenvolvidos no ambiente da creche, podem proporcionar influências positivas ou negativas. OBJETIVO: Identificar as práticas dos educadores infantis na promoção do desenvolvimento socioemocional na creche. METODOLOGIA: Estudo qualitativo realizado em uma creche pública municipal na zona oeste de Recife, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu em junho de 2023, com educadores durante as atividades educativas e cuidados junto às crianças, através da técnica de observação não participante. O método de análise temática indutiva proposta por Braun e Clarke foi empregado para operacionalizar os dados. RESULTADOS: Emergiu o tema “Práticas dos educadores e o desenvolvimento socioemocional infantil”, ao identificar que as condutas dos educadores não preconizavam o estímulo ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como nos momentos destinados à interação e brincadeira, que ocorriam sem intencionalidade pedagógica e as posturas autoritárias adotadas frente a situações de conflito, birra e choro das crianças. A articulação interdisciplinar da creche com a Atenção Primária em Saúde (APS) é fragmentada, ainda que as políticas públicas de educação e saúde do país, indiquem que educar/cuidar seja indissociável no processo educacional. Além disso, é preconizada a implementação de ações de prevenção-promoção-cuidado em saúde, visando o desenvolvimento infantil pleno. Nessa perspectiva, o enfermeiro deve atuar como disseminador da educação em saúde no âmbito da creche, instrumentalizando os educadores acerca da importância da criação de um ambiente interativo e a implementação de atividades pedagógicas e cuidados infantis promotores do desenvolvimento socioemocional infantil. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ambiente da creche constitui um espaço de ensino e cuidado, sendo necessária uma maior integração entre a equipe pedagógica e os profissionais da APS, com ênfase no papel do enfermeiro no estímulo e monitoramento do crescimento e desenvolvimento socioemocional infantil, uma vez que as repercussões desses cuidados são refletidas ao longo do ciclo vital.