Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CAPACITAÇÕES INTERNAS SOBRE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE QUALIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Francisco Rafael Costa Ribeiro
Autores:
- Iara Mendes de Medeiros
- Marli Teresinha Gimeniz Galvão
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Artigos científicos são essenciais para decidir estratégias adequadas diante de determinadas situações, bem como guiar profissionais com assertivas corretas e impulsionar pesquisadores nas produções futuras. A fim de produzir artigos de qualidade que cumpram esses objetivos, algumas diretrizes e checklists foram desenvolvidos para auxiliar a redação de documentos científicos. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem participantes de um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) em capacitações internas sobre ferramentas para aumentar a precisão e clareza de artigos científicos. MÉTODO: Estudo do tipo relato de experiência de acadêmicos inseridos no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) do Curso de Enfermagem da UFC, Fortaleza, Ceará. Mediante desenvolvimento de um cronograma semestral foram desenvolvidas oito capacitações, através de aulas e discussões com interações de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores, sendo discutidos os checklists: Ensaio Clínico Randomizado (CONSORT) , Revisão Sistemática (PRISMA), Estudos Observacionais (STROBE) e Estudo Qualitativo (COREQ). Cada checklist foi apresentado em duas reuniões. A primeira era desenvolvida por um pós-graduando que apresentava o checklist, suas regulamentações, componentes, propriedades, itens e exemplos do uso. Na segunda reunião, o acadêmico e pós-graduando apresentam um artigo da área do grupo utilizando o checklist da reunião anterior. Deste modo, discutia-se com o guia do checklist e se realiza uma análise prática do conteúdo do artigo, observando a aplicação dos checklists. RESULTADO: A apresentação e posterior discussão do artigo em grupo culminou com resultados favoráveis ao grupo de pesquisa. Observou-se que a aplicação dos checklists como norteador para produzir e ler artigos científicos contribui para rigor metodológico, garantir mérito científico, qualidade e confiabilidade. Esse tipo de capacitação integrada é essencial para a formação de um profissional mais atento à redação adequada de artigos, reduzindo a propagação de estudos mal elaborados. CONCLUSÃO: As capacitações representaram importante equipamento de ensino e de desenvolvimento crítico dos integrantes do grupo de pesquisa. Ademais, ao demonstrar como utilizar essas ferramentas, tornou-se uma oportunidade de complementar o componente curricular dos alunos, além de ofertar um meio para ministrar aulas desenvolvendo a criatividade e docência ainda na graduação.