Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMNETO DE AVALIAÇÃO DO DIRECIONAMENTO DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A GESTÃO DO CUIDADO
Relatoria:
IRACEMA FILGUEIRA LEITE
Autores:
- Iolanda Guedes da Silva
- Rosângela Vidal de Negreiros
- Jailson Honorato Frazão
- Rosângela Vidal de Negreiros
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
a implantação do SUS, ocorreram importantes modificações no processo de trabalho em saúde, bem como nas funções do enfermeiro e o cuidado, que estava associado a uma assistência vinculada as ações curativas, ganha uma conotação voltada para os princípios e diretrizes do SUS, com base na Gestão do Cuidar, que é de grande relevância por estar voltada para as necessidades dos pacientes e estratégias de ações deste processo. No âmbito da saúde, eles exprimem com muita clareza os princípios do SUS como elementos fundamentais na formação de um profissional formado para a realização do cuidado integral, capaz de intervir no processo saúde-doença com eficiência e resolutividade, propondo estratégias que possam reduzir a lacuna existente entre o processo de formação e a prática dos profissionais de saúde. O presente trabalho tem como objetivo validar um instrumento para avaliar o direcionamento da formação do enfermeiro para a Gestão do Cuidado no SUS. O instrumento de coleta de dados, foi um questionário semiestruturado contendo questões subjetivas acerca da prática educativa implementada pelos professores durante o processo de formação do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde, o qual permitiu através das práticas educativas realizadas, classificação das abordagens pedagógicas durante o respectivo processo. A validação do instrumento permitiu identificar os respectivos conteúdos implícitos nas afirmativas do elemento construto, bem como, a identificação dos seus respectivos domínios. Os mesmos autores afirmam que a respectiva validação permite quantificar a relevância dos domínios, assim como a sugestão de ideias por parte dos especialistas.