Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MANUELE PAULINA SOUZA DA SILVA
Autores:
- Lorrana Barbosa de Sales
- Marcilio da Costa Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica visa um ensino – aprendizado de acadêmicos onde estes já concluíram a disciplina e desejam retornar como auxiliares nas aulas a serem passadas, no caso deste relato a disciplina foi urgência e emergência. OBJETIVO: Explanar os processos realizados ao longo da monitoria. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa sobre os processos na monitoria em Enfermagem em Urgência e Emergência em uma instituição de ensino privado no município de Manaus, Amazonas. RESULTADOS: Os meios de interação na instituição de ensino são vastos, neste relato a monitoria escolhida foi a disciplina de Enfermagem em Urgência e Emergência, onde através de uma seleção por meio de prova os acadêmicos tiveram a oportunidade de disputar uma das 5 vagas. Após a realização da prova instituída pela coordenação um sentimento de ansiedade se impregnava diante dos concorrente. Quando divulgados os resultados se fez presente o sentimento de empoderamento, logo, começaram os processos de auxílio ao professor responsável pela disciplina. O cronograma de ensino abordava assuntos teóricos e práticos, sendo estes dentro dos contextos de primeiros socorros, suporte básico de vida e suporte avançado de vida. Houve a expansão para os laboratórios da instituição de ensino, com isso cada acadêmico monitor ficou responsável por um grupo de acadêmicos, estes recebiam auxílios para realizar os procedimentos na prática, sendo gratificante o reconhecimento dos demais acadêmicos ao receberem assistência. Com isto, a conclusão do cronograma de ensino foi obtida, sequentemente foram realizadas as provas praticas para os acadêmicos cursantes da disciplina, onde foi finalizado o processo de auxílio nas aulas e durante a prova os monitores observaram o desenvolvimento dos grupo, estes eram avaliados pelo professor responsável. CONCLUSÃO: A monitoria é imprescindível na vida do acadêmico para enriquecimento de currículo, com ela também se poder ter noção de como é elaborado os métodos e fluxograma por parte do orientador para que os alunos consigam absorver os conhecimentos. Reitero que a monitoria nos ajudou a ter um maior conhecimento teórico-prático na disciplina vigente, outro fator que também contribuiu para o período transcorrer de forma fluída, foi a harmonia e o bom relacionamento que tivemos com os discentes.