LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS
Relatoria:
MADALENA DE QUELUZ
Autores:
  • Dayse Edwiges Carvalho
  • Larissa Arbués Carneiro
  • Ana Elisa Bauer de Camargo Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que pode contribuir para a promoção de mudanças nos serviços de saúde, e também, para a capacitação e o desenvolvimento dos grupos envolvidos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar uma “Matriz de Avaliação da Educação Permanente em Saúde”. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, realizado em duas fases e em quatro municípios do Estado de Goiás. Os participantes foram trabalhadores, gestores e representantes do controle social, identificados como informantes-chave em seus territórios. A coleta de dados ocorreu por meio de técnica de grupo focal em dois momentos: primeira fase, com 37 participantes, realizada entre maio de 2018 a março de 2019; segunda fase, 14 participantes, ocorrida em março de 2022. A análise dos dados foi realizada pelo método de interpretação de sentidos com organização e suporte, do software WebQDA. Resultados: Na fase 1, emergiram oito categorias, com 15 questões distribuídas nos eixos: estrutura, processo e resultado, compondo a primeira versão do instrumento. Na fase 2, a matriz foi submetida à avaliação de conteúdo pelos participantes dos grupos focais que, de forma consensual aprovaram uma versão final com 17 questões. Conclusões: Conclui-se que a matriz foi elaborada com intuito de avaliar a implementação da EPS e poderá ser aplicada coletivamente com os atores sociais que constroem a EPS local.