Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A MONITORIA COMO FATOR CONTRIBUINTE PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Marcela Monsores Barros
Autores:
- Georgia Maria Ricardo Felix dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria consiste em um programa educacional ofertado pelas instituições de ensino superior, com o objetivo de fomentar a autonomia e a formação integral dos estudantes, proporcionando o envolvimento dos alunos em atividades de ensino, orientação e aprendizado conjunto. Sob essa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência da autora, destacando a relevância da monitoria como ferramenta educacional essencial para a formação e crescimento acadêmico do discente-monitor. Trata-se de um relato de experiência referente à monitoria da disciplina de Processo de Trabalho em Enfermagem I, oferecida aos alunos do 2° ano do curso de graduação em enfermagem, em uma instituição pública de Maceió, Alagoas. Dessa forma, a monitoria proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas e discussões aprofundadas sobre os conteúdos abordados na disciplina. A monitora, ao se dedicar à revisão dos conteúdos, elaboração de atividades complementares e orientação individualizada, desenvolveu suas habilidades de comunicação e transmissão de conhecimento. Esse processo auxiliou não apenas os estudantes assistidos, mas também fortaleceu a confiança e o compromisso da própria monitora com sua formação acadêmica. Por outro lado, a ausência de interesse pela monitoria por parte de alguns acadêmicos ainda é um desafio a ser enfrentado. Por fim, através dessa vivência, foi possível perceber que a monitoria desempenha um papel fundamental no estímulo à realização de atividades pedagógicas, ao mesmo tempo em que promove o estabelecimento de relações interpessoais enriquecedoras com os estudantes, resultando em avanços no desempenho acadêmico tanto da monitora quanto dos demais alunos.