Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS A ESCOLARES DO MARANHÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana keyla da Silva Palhares
Autores:
- Aline Keuly Araújo dos Santos
- Leyla Gerlane De Oliveira Adriano
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ambiente escolar é dito como a segunda casa dos estudantes por passarem grande parte do dia. Logo, é favorável a promoção de conhecimento sobre a atuação frente aos diversos acidentes e maus súbitos que podem vir a ocorrer tanto nesse, como em outros lugares, diante disso, é fundamental o conhecimento básico de primeiros socorros (PS). OBJETIVO: Promover noções básicas de primeiros socorros aos escolares do 8° ano do município de Coroatá-MA. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado em uma Unidade Escolar de Ensino Público da cidade de Coroatá-MA, no qual foi desenvolvido com alunos do 8° ano na faixa etária entre 13 e 14 anos, totalizando seis turmas. atividade foi realizada no período vespertino, com a divisão em dois grupos de três turmas cada. A atividade foi desenvolvida em três módulos incluindo o momento de acolhimento dos alunos. Foram trabalhadas temáticas como a importância dos primeiros socorros, maus súbitos como queimaduras, choques elétricos, síncopes e convulsões, erros cometidos, mitos e verdades, seguido da demonstração correta de prestar os primeiros atendimentos com participação dos alunos, e por último perguntas sobre a temática a fim de gerar fixação do conteúdo. RESULTADOS: Pode-se observar um déficit quanto ao conhecimento básico de primeiros socorros nos alunos participantes, devido isso, em caso de alguma intercorrência estes não conseguiriam agir de maneira correta visto que não é um assunto tratado em seu cotidiano, principalmente no ambiente escolar. Entretanto, no momento das palestras e demonstrações os alunos presentes demonstraram interesse interagindo e respondendo às perguntas lançados sobre a temática, além da participação nas práticas sobre engasgo e RCP orientadas pelos acadêmicos. A partir dessas interações, nota-se que além de ter gerado mais interesse quanto ao assunto, os alunos conseguiram absolver todo o conteúdo repassado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ensino de primeiros socorros é uma necessidade que pode ser suprida na escola, pois a mesma possui grande concentração de público, com isso poderia tornar os alunos agentes de segurança e saúde, além de desenvolver o raciocínio rápido em situação de emergência.