LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
SABERES DOCENTES SOBRE A ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ÁREA DA ENFERMAGEM ESTÉTICA
Relatoria:
Dália Passos Sousa
Autores:
  • Debora Cristina dos Santos Pereira
  • Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira
  • Henrique Hoffman de Melo Rosa
  • Angélica Pereira Borges
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O empreendedor é um sujeito inovador, que reconhece e aproveita oportunidades, converte-as em ideias; assume riscos para implementar suas ideias com vistas aos retorno financeiro. O setor da saúde não está imune a este fenômeno. O surgimento de clínicas de estética são produto de uma demanda por atendimento estético, em que os Enfermeiros tem-se dispontado como protagonistas. Objetivo: Compreender a percepção de docentes do curso de graduação em Enfermagem acerca do empreendedorismo da Enfermagem na área da estética. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada com 5 docentes de Enfermagem de uma universidade pública do interior de Mato Grosso. A coleta ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturas gravadas e transcritas integralmente. Para análise foi utilizado o Software Iramuteq. Resultados: Emergiram-se 6 classses de sentido: 1 “Tomada de decisão” os docentes consideraram a tomada de decisão como amago da atuação dos Enfermeiros para torná-los líderes nos contextos em que atuam. 2 “Autonomia e reconhecimento social” os docentes ressaltaram que existem barreiras que limitam o reconhecimento social da Enfermagem como profissionais autônomos com conhecimento técnico-científico embasado em evidência cientificas; 3 “Compreensão docente sobre inovação” os docentes percebem inovação como sinônimo de sair da zona de conforto para criar algo diferente do que já existe, de forma transformar a realidade. 4 “Empreendedorismo no currículo da Enfermagem” os docentes referiram a necessidade da inclusão de atividades empreendedoras nas grades dos cursos de Enfermagem para desenvolver habilidades e competências que promovam o empreendedorismo. 5 “Conhecimento docente sobre a Enfermagem estética” evidenciou-se que os docentes possuem pouca proximidade com a área, desconhecem as possibilidades de atuação dos Enfermeiros estetas, as resoluções que os respaldam e a existência de uma associação de Enfermeiros estetas; 6 “Possibilidades de empreender na Enfermagem” como possibilidades referiram: amamentação, clínica de vacina, doulagem, parto humanizado, consultórios de Enfermagem; consultoria de educação em saúde; assistência em feridas, terapias integrativas; Home Care; Estética. Conclusão: Faz-se necessário a adesão de iniciativas que fomentem o empreendedorismo na Enfermagem estética nos cursos de Enfermagem.