Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
HABILITAÇÃO DO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO INDÍGENA EM HOSPITAL DE ENSINO
Relatoria:
Rizioleia Marina Pinheiro Pina
Autores:
- GRETRY PREACY VIEIRA DE ANDRADE.
- JULIANA BARROS DA CUNHA
- VICTÓRIA PAIVA DE LEMOS.
- ZILMAR AUGUSTO DE SOUZA FILHO
- ESRON SOARES CARVALHO ROCHA.
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Amazônia contempla uma ampla diversidade nos aspectos culturais, geográficos e epidemiológicos. Nesse sentido o enfermeiro no exercício de sua prática profissional, para atuar de forma a atender as especificidades desse contexto, precisa desenvolver competências culturais. Objetivos: Relatar a experiência de enfermeiros na condução do processo de melhorias na qualidade do atendimento a partir da proposta de Habilitação de um Hospital de ensino para atendimento à povos indígenas na atenção especializada hospitalar de média e alta complexidade. Método: Trata-se de relato de experiência a de enfermeiras nas tratativas iniciais para habilitação do Atendimento especializado aos povos indígenas em um hospital de ensino. As atividades iniciaram em 2022 com reuniões periódicas com a equipe multiprofissional, com a alta gestão do Hospital de Ensino juntamente com os representantes das unidades de Atenção à Saúde, Divisão de Enfermagem, Unidade Ambulatorial e Assistencial, Setor de Regulação, Setor de Tecnologia e Inteligência de Dados, entidades representantes dos povos indígenas. O público-alvo das ações foram profissionais de saúde que atuam no hospital de ensino, com vistas a sensibilização coletiva para articular, promover e elaborar propostas de atendimento equânime aos povos indígenas. Resultados: As reuniões promoveram reflexões em todas as instâncias, considerado à capacitação de profissionais e graduandos para o acolhimento diferenciado aos povos indígenas, as reuniões foram disparadoras para discussões reflexões acerca do cuidado ao indígena internado em uma unidade hospitalar. O Serviço de Saúde Indígena no Hospital de ensino está sendo organizado de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O processo de Habilitação do Hospital, está em movimento e prevê a instrumentalização dos profissionais de saúde, em especial a equipe de enfermagem que cuida mais diretamente e busca aprimorar a qualidade da assistência à saúde com desenvolvimento de competência cultural para atendimento dos povos indígenas hospitalizados. Conclusão: A experiência promoveu aos enfermeiros envolvidos, maior aproximação com a temática povos indígenas, bem como com suas especificidades que devem ser consideradas e contempladas no plano de cuidados para essa população. Implicações para o campo da saúde e enfermagem: A participação da enfermagem gerencial e assistencial em movimentos que contemplem povos em situação de desigualdade e vulnerabilidade social.