LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A TUTORIA E O ENSINO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
CARLA BRAZ EVANGELISTA
Autores:
  • LAÍS ARAUJO CAVALCANTE VIEIRA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A Educação a Distância é uma necessidade do mundo globalizado e permite o acesso ao conhecimento de modo eficiente e rápido. Destaca-se o papel da tutoria para concretização do aprendizado nestes ambientes, uma vez que além de ensinar, o tutor deverá motivar, auxiliar, orientar, aproximar o discente do conteúdo, amparando o processo de ensino-aprendizagem, sendo responsável por garantir a interrelação dos estudantes com o ambiente de ensino. Na área da enfermagem, percebe-se que a educação a distância tem sido cada vez mais utilizada, de modo a contribuir com a educação, e facilitando a aprendizagem em qualquer ambiente, sendo imprescindível que o enfermeiro domine esta área do conhecimento, contribuindo para a disseminação científica de práticas inovadoras para a enfermagem e para proporcionar mudanças na realidade social na qual está inserido. Objetivo: Investigar a produção científica sobre a tutoria e o ensino a distância no âmbito da enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa da literatura realizada a partir de busca de artigos disponíveis na integra que abordassem a temática investigada, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando-se os descritores: “tutoria”, “ensino a distância” e “enfermagem”, utilizando o operador booleano “and”. Verificou-se a presença de 66 estudos, dois quais seis não se encontravam na modalidade de artigo, 26 não abordavam a temática e 27 não eram completos. A amostra foi composta de sete estudos. Resultados: Os estudos apresentavam-se no idioma português (100%); foram publicados entre os anos de 2003 e 2019; a revista de maior destaque foi a Revista da Escola de Enfermagem da USP, com duas publicações (28,57%). A análise dos estudos permitiu a formação de três categorias: Tutoria na Enfermagem por meio da Educação a Distância: avaliação e reflexões; Tutoria na Enfermagem por meio da Educação a Distância: estratégias de aprendizagem; Tutoria na Enfermagem por meio da Educação a Distância: dificuldades e desafios. Conclusões: os estudos sobre a tutoria na educação a distância e enfermagem são incipientes. Desse modo, torna-se necessário a produção de novos estudos sobre a tutoria e enfermagem, que avaliem a tutoria nos cursos de enfermagem, e as estratégias utilizadas pelos tutores nos ambientes de educação a distância, de modo a fortalecer a modalidade de ensino a distância e permitir a disseminação de técnicas exitosas na educação a distância por tutores de enfermagem.