Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PROTÓTIPO DE SISTEMA ESPECIALISTA VOLTADO PARA O ATENDIMENTO DE PACIENTES COM FERIDAS CRÔNICAS/COMPLEXAS
Relatoria:
MURIEL BOEIRA DA SILVA
Autores:
- CARINE TELES SANGALETI MIYAHARA
- BRUNA ZARPELLON
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
As feridas crônicas são consideradas um complexo problema de saúde pública no mundo todo. Ainda são incipientes as pesquisas sobre a prevalência de feridas crônicas na população brasileira e há grande escassez de estudos publicados sobre o tema. Cuidar de feridas crônicas requer atenção especial, pois trata-se de um processo dinâmico e desafiador para os profissionais de saúde, sendo necessária avaliação criteriosa dos pacientes. Os avanços tecnológicos de informação na área da saúde vêm contribuindo significativamente e se mostram como alternativas de otimização e qualificação dos atendimentos.
O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um protótipo de software de sistema especialista para auxiliar e guiar a avaliação e conduta terapêutica, no atendimento de pacientes com feridas crônicas/complexas. Trata-se de um estudo metodológico do tipo aplicado. Foi elaborado um instrumento de avaliação global do portador de feridas contendo oito domínios, 74 subdomínios e 339 opções de itens de escolha. Foram elaborados 83 tutoriais de orientação, com o intuito de subsidiar e nortear a atuação do profissional de saúde na tomada de decisão, na realização da técnica mais adequada e também na indicação do tratamento.
Foram elaborados oito algoritmos clínicos de classificação do tipo de ferida, usando como base uma árvore de decisão. O processo de validação obteve boa avaliação. Conclui-se que o protótipo do software atingiu os objetivos com sua proposta inovadora, que efetivamente pode facilitar e auxiliar aos profissionais de saúde, visando a qualificação e aperfeiçoamento do atendimento aos pacientes com feridas crônicas/complexas, como uma ferramenta com real impacto social, tanto na melhora da qualidade de vida do paciente, quanto no âmbito da gestão.
O software woundware está passando por uma nova fase, sendo esta de validação de uso e avaliação da qualidade, onde esta sendo testado por profissionais de enfermagem e informática.