LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO FERRAMENTAS PARA A PREVENÇÃO DA SAÚDE CONTRA A COVID-19
Relatoria:
Arthur Filocreão dos Santos Oliveira
Autores:
  • Susany dos Santos Tenório
  • Daniely da Silva Sena
  • Domingos Pinto Pimentel
  • Gizelle de Jesus Monteiro Gales
  • Marília da Fátima Vieira de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Hodiernamente, o uso de máscaras, vacinas e a higienização das mãos e superfícies são um dos principais meios de prevenção da Covid-19. Por conta da pandemia acarretada pela Covid-19, a suspensão das aulas e as dificuldades dos educadores em debater sobre a temática se intensificou. Tanto assim, o Programa Saúde na Escola (PSE) torna-se um pilar fundamental em levar as temáticas de promoção da saúde ao ambiente escolar. Nesse viés, as tecnologias educativas possuem um papel fundamental na conscientização sobre os riscos dessa doença, alertando sobre os cuidados e demonstrando as medidas de prevenção. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem durante uma ação educativa sobre COVID-19 em uma escola infantil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca de uma ação educativa realizada por acadêmicos de enfermagem no mês de junho de 2023, em uma escola infantil localizada na periferia do município de Belém, Pará. A atividade foi feita em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), com a temática prevenção da COVID-19, utilizando as seguintes tecnologias educativas: painel interativo e uma caixa atrativa, com ilustrações sobre formas de infecções e prevenção. RESULTADOS: A ação educativa em saúde foi realizada em duas turmas, com média de 20 alunos em cada, com a faixa etária entre 3 a 5 anos. O material educativo (painel e caixa atrativa) se confeccionou com imagens ilustrando maneiras de prevenção e de contágio, com diferentes cores (verde e vermelho) para ambos os lados, reforçando a ideia do certo e errado, respectivamente. Durante a ação, pode-se observar a interação da maioria dos alunos, nas duas turmas, em que muitos relataram a maneira que aprenderam em sua casa. Com o auxílio da professora responsável pela turma, uma roda de conversa foi construída pela sala, tornando a ação satisfatória em transmitir o conhecimento. Nota-se que a interação aumentou devido ao uso do material educativo, em que muitos se exaltavam para participar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com isso, os acadêmicos de enfermagem utilizaram o lúdico com forma de ensinar e transmitir o conhecimento, notando a importância deste no ensino da educação infantil, como também, no aprendizado para os discentes, contribuindo para a formação acadêmica e do futuro profissional.