Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE À FORMAÇÃO DE UMA MESTRANDA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Luiza Maués de Sena
Autores:
- Lorena Saavedra Siqueira
- Jose Maria Barreto de Jesus
- Andressa Tavares Parente
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estágio docente é uma disciplina voltada para estudantes de Pós-graduação stricto sensu de mestrado ou doutorado, onde os alunos realizam atividades de ensino voltadas para a graduação, com a supervisão de seu orientador ou professor da disciplina. Objetivo: Descrever as vivências de uma aluna de um Mestrado Acadêmico em Enfermagem durante o estágio docente em uma universidade federal da região norte. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma mestranda de Enfermagem de uma universidade pública do estado do Pará no primeiro semestre de 2023, onde foi realizada a disciplina obrigatória de estágio docente. Resultados: Durante o período de estágio a mestranda desenvolveu atividades como auxílio aos professores da disciplina na organização e ministração das aulas, preparo de materiais didáticos, aplicação e correção das provas, utilização da plataforma da universidade, elaboração de planilhas, lançamento das notas, reuniões de alinhamento e acompanhamento pedagógico com os alunos de graduação ao longo do semestre. Considerações finais: O estágio docente permite aos alunos da Pós-graduação serem parte efetiva do processo de formação de mestres e doutores, pois proporciona uma vasta experiência imersiva no ambiente acadêmico. Ademais, a mestranda também atuou como facilitadora das funções exercidas pelos professores efetivos, uma vez que houve a divisão das responsabilidades que os alunos demandavam e que sem a ajuda dada, os professores estariam mais atarefados.