LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Transtorno do Espectro Autista e Interações Escolares: vivência de ligantes acadêmicos
Relatoria:
Bruna Raylanny Costa e Silva
Autores:
  • Patrícia de Azevedo Lemos Cavalcanti
  • Brena Raiana de Sousa Costa e Silva
  • Maria Socorro dos Prazeres
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit do neurodesenvolvimento, ele possui níveis diferentes que levam a criança a interagir diferentemente de acordo com o seu suporte, o portador pode apresentar alterações no comportamento, na comunicação ou interação social, e em estágios mais severos pode comprometer a fala. O estudo teve por objetivo relatar a experiência de acompanhamento de crianças com autismo durante um estágio extracurricular. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos da graduação em enfermagem de faculdade privada em Teresina-PI, durante estágio extracurricular, em uma escola pública em Teresina-PI, durante o período de maio de 2022 a abril de 2023. Os estagiários puderam observar as crianças com TEA e compreender os comportamentos atípicos e seus estereótipos, observaram em certos casos a presença de déficit cognitivo e adaptativo como: não ficar em sala de aula com outras crianças, falta de interesse por atividades, atraso na fala, sensibilidade a barulho; e em outros casos, níveis altíssimos de desenvolvimento. Os graduandos puderam vivenciar o desenvolvimento escolar de crianças com TEA e compreender que sua atuação como enfermeiro tem um papel fundamental para a terapêutica desses pacientes, e que podem intervir de forma positiva objetivando amenizar o sofrimento dos pacientes diagnosticados e de seus familiares.