LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE APLICATIVO DE FEEDBACK NO ENSINO DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Francisca Elaine de Souza França
Autores:
  • Carlos Eduardo Arruda Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Parada Cardiorrespiratória é um quadro recorrente nas unidades de emergência em todo o mundo, manejá-la requer conhecimento teórico e prático, a fim de implementar intervenções rápidas e de qualidade. Portanto, durante a formação de profissionais de saúde, é de extrema relevância que o processo de ensino e aprendizagem relacionado à Reanimação Cardiopulmonar seja objetivo e assertivo, o que pode ser facilitado por um aplicativo de feedback. Objetivo: Descrever sobre o uso do aplicativo de feedback durante uma aula prática de RCP. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado com 29 alunos em um curso técnico de enfermagem, em Fortaleza, em 22 dezembro de 2022. Primeiramente, foi ministrada uma aula teórica, a fim de abordar sobre o quadro de PCR e a execução da RCP, sob as orientações do guideline da American Heart Association. Em seguida, houve orientações sobre a formação de duplas e ordem de realização das manobras, bem como observação em tempo real acerca da velocidade, profundidades e tempo de pausa para ventilação adequados, observados no aplicativo. Resultados: Os participantes puderam ajustar a realização da RCP, enquanto a realizavam nos manequins de simulação, aos parâmetros ideais: 5cm de profundidade nos adultos, 100 a 120 compressões e 10 segundos de pausa para ventilação no máximo, seguindo o que era apresentado e solicitado na tela pelo aplicativo, ao final, era apresentada uma porcentagem quanto ao desempenho da pessoa. Dessa forma, os alunos informavam que podiam assimilar apropriadamente como devia ser realizado o procedimento e o que necessitavam aprimorar para realizá-lo com eficácia. Sobretudo, foi perceptível um maior interesse em participar do exercício proposto. Conclusão: A utilização de ferramentas tecnológicas pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem durante a formação de profissionais de saúde, proporcionando participação, interesse e melhor compreensão quanto ao tema Reanimação Cardiopulmonar.