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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA ABORDAR SOBRE O TESTE DO PEZINHO COM GESTANTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Relatoria:
Gisele Monteiro Viana
Autores:
  • Elisângela da Silva Ferreira
  • Jonathan Rodrigo Santos da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Também conhecido como triagem neonatal, o teste do pezinho, é um exame de rastreamento realizado em recém-nascidos para detectar precocemente certas doenças genéticas, metabólicas e congênitas, tendo como objetivo identificar condições de saúde que, se não forem tratadas precocemente, podem causar danos graves à criança. Dessa forma, a criação de tecnologias que abordem o tema torna-se imprescindível para o fomento do conhecimento das gestantes diante do diagnóstico precoce destas condições, é possível iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, aumentando as chances de melhores resultados e qualidade de vida para o bebê. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de uma atividade lúdica educativa sobre a importância da realização do teste do pezinho. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará, na UMS do Guamá. Tal experiência foi realizada na sala de espera da unidade, tendo como público-alvo gestantes e seus respectivos acompanhantes, sendo dividida em dois momentos. No primeiro, a equipe dialogou sobre os principais pontos do teste pezinho, sobre sua importância, o período ideal para essa coleta e as doenças detectadas. No segundo, os discentes utilizaram a ‘Roleta do Pezinho’ que é uma tecnologia lúdica para avaliar o conhecimento adquirido pelos usuários do local, na roleta continham perguntas como ‘Qual o tempo ideal para a realização do teste do pezinho?’. Resultados: Através da ação realizada, percebeu-se que o aprendizado, quando oferecido de forma lúdica, é absorvido com maior facilidade, mostrando-se com o aprendizado e esclarecimento de dúvidas, de forma simples e envolvente, trazendo resultados positivos não só para os usuários, mas também para os alunos envolvidos, ao explicitar a importância de não ignorar o conhecimento prévio que cada indivíduo traz consigo. Conclusão: A experiência na ação foi de suma importância para os acadêmicos, por permitir compreensão da complexidade e do protagonismo do enfermeiro na atenção primária, ao desenvolver e promover a educação em saúde com temas variados para que a população entenda que a realização dos testes de triagem neonatal são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar do recém-nascido, permitindo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de doenças que poderiam causar danos permanentes se não fossem identificadas a tempo.