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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Gretry Preacy Vieira de Andrade
Autores:
  • SANDRA COSTA LIMA
  • ANDREZA MARREIRA DE LIMA PINTO.
  • IVANILDES GOMES PETILLO
  • ESRON SOARES CARVALHO ROCHA
  • ZILMAR AUGUSTO DE SOUZA FILHO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As tecnologias educativas são importantes na promoção da aprendizagem, quando utilizada de modo assíncrono, oferece como benefício possibilidade de flexibilidade de horário, disponibilidade de material de qualidade a baixo custo e potencial para atingir um público de alunos sem limites geográficos. Considerando a atuação dos profissionais no contexto Amazônico, esses profissionais necessitam receber formação continuada que considerem as especificidades regionais, com foco na transculturalidade. Objetivos: Identificar na literatura científica a utilização de tecnologias educacionais para as equipes de Enfermagem que atuam na Amazônia. Método: Trata-se de uma revisão integrativa em que foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa, disponíveis nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO entre os anos de 2018 e 2023. Resultados: Oito artigos foram considerados elegíveis para esta revisão. As tecnologias educativas utilizadas nos processos educativos para a equipe de enfermagem são utilizadas para qualificar os profissionais para um atendimento diligente, eficaz e equânime. As temáticas abordadas nas tecnologias educacionais evidenciadas foram saúde da mulher, enfermagem comunitária, assistência de enfermagem e processos de gestão. Ao considerar o contexto amazônico urge a necessidade de enfrentamento de barreiras culturais no âmbito educacional no cuidado de enfermagem, tendo como base a teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leninger, o propósito do cuidado de enfermagem avançar na perspectiva da interculturalidade. Conclusão: as tecnologias educativas são, em sua maioria, impressas na forma de manuais, folders e cartilhas; áudio visuais como vídeos e capacitações em ambientes virtuais. Salienta-se que dentro da organização de saúde, a capacitação dos profissionais deve ser supervisionada para cumprir e garantir critérios de qualidade na prestação de cuidados. Implicações para o campo da saúde e enfermagem: O cuidado de Enfermagem deve ser conduzido por meio de ações técnicas e éticas dos profissionais, sendo essencial reflexões constantes no que se refere a oferta de cuidado culturalmente competente, considerando a especificidade de cada paciente. A educação permanente em saúde quando munida de tecnologias educacionais que considerarem as fragilidades apontadas na prática assistencial e ou/gerencial em enfermagem, tem potencial real de impactar positivamente no desenvolvimento social, econômico e cultural.