Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Desmistificando a camuflagem no Transtorno do Espectro Autista feminino: produção de Tecnologia Educacional
Relatoria:
Wagner Ferreira Monteiro
Autores:
- Letícia Cristina Amaral de Souza
- Darlisom Sousa Ferreira
- Thalyta Mariany Rego Lopes Ueno
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A camuflagem, um fenômeno observado no Transtorno do Espectro Autista (TEA), se caracteriza pelo esforço consciente ou inconsciente de indivíduos autistas em mascarar seus traços autísticos para melhor se adaptarem ao ambiente social. Essa camuflagem muitas vezes torna o diagnóstico mais desafiador, especialmente no sexo feminino. Nesse contexto, nosso estudo teve como objetivo produzir uma Tecnologia Educacional (TE) que abordasse a temática da camuflagem no autismo, sintetizando e traduzindo o conhecimento disponível na literatura. O presente estudo consiste em uma abordagem metodológica para o desenvolvimento tecnológico. A elaboração da tecnologia foi atendida em duas etapas distintas. Inicialmente, realizamos uma revisão da literatura, identificando os principais temas geradores relacionados à camuflagem no TEA, como seu significado, sua prevalência no sexo feminino e sua influência no diagnóstico tardio, bem como suas consequências. Com base nessas informações, avançamos para a segunda etapa, na qual produzimos uma cartilha intitulada "Camuflagem no Autismo: O que é e Sua Influência no Diagnóstico Tardio em Meninas". Essa tecnologia educacional representa um instrumento fundamental para a compreensão da camuflagem no autismo, destacando sua relação específica com o sexo feminino, a família e a comunidade. Além disso, tem um potencial significativo na disseminação do conhecimento sobre a importância da identificação precoce do transtorno, auxiliando na orientação de ações mais adequadas às necessidades dos autistas e promovendo uma melhor compreensão da população sobre o Transtorno do Espectro Autista.