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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
APLICATIVO MÓVEL NA TERAPIA MEDICAMENTOSA COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: RELATO EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Emellen Frez Muniz
Autores:
  • Ana Caroliny Eugenio
  • Ariane Capistrano de Oliveira
  • Yasmin Faturine R C de Almeida
  • Maithê de Carvalho e Lemos Goulart
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Os erros na terapia medicamentosa são frequentes e constituem a quarta maior causa de morte no mundo. Esses erros podem ocorrer em diversas etapas, como na prescrição, preparação, distribuição e administração dos medicamentos (IZADPANAH; MORADI; AMINI; RAHIMPOUR, 2021). Neste sentido, construir uma tecnologia educacional, no formato de aplicativo para reduzir erros de medicação e promover a segurança dos pacientes é de extrema necessidade, especialmente pelo formato acessível e interativo. Objetivo: relatar a experiência do processo de criação de uma tecnologia educacional, no formato de aplicativo para dispositivos móveis, como uma metodologia ativa para o ensino da enfermagem sobre a terapia medicamentosa. Metodologia: relato da experiência vivenciada entre maio e julho de 2023, considerando o ponto de partida, as questões norteadoras, a recuperação do processo vivido, as reflexões de fundo e o ponto de chegada (OSCAR, 2018). Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o número de parecer 5.725.119. Resultado: o ponto de partida foi a necessidade de criação de uma tecnologia educacional, aplicativo móvel, para prevenção de erros na terapia medicamentosa em adultos. Questão norteadora: A construção de um aplicativo móvel para a enfermagem pode contribuir, como metodologia ativa, para o ensino de terapia medicamentosa ainda na graduação? Na recuperação do processo vivido, o aplicativo foi construído por quatro estudantes de enfermagem, supervisionados por uma docente. A revisão integrativa da literatura analisou 47 artigos, elencando temas principais para compor o aplicativo: segurança do profissional, infecções, prevenção de erros no preparo e administração, vias e cálculos de medicação, diluente, aprazamento e checagem das prescrições e capacitação da enfermagem. A organização do conteúdo e o estudo aprofundado sobre os diferentes temas resultou em maior domínio sobre a terapia medicamentosa.Considerações finais: a construção de um aplicativo móvel para a enfermagem contribuiu, como metodologia ativa, para o ensino de terapia medicamentosa ainda na graduação, na medida em que os estudantes aprofundaram e consolidaram o aprendizado sobre o tema por meio do estudo dirigido.