Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
Estefane Soares da Silva
Autores:
- CAMILA BARROSO MARTINS
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O pé diabético é uma complicação grave e comum que afeta pessoas com diabetes. Caracterizado por alterações nos pés, como a neuropatia periférica, doença arterial periférica e infecções. Devido a perda da sensibilidade as pessoas com diabetes podem não perceber pequenas lesões nos pés. Em casos mais graves, pode haver a necessidade de amputação do pé ou de partes dele. Portanto, a prevenção e o cuidado adequado dos pés são fundamentais. Assim, faz-se necessário ações educativas para população, além de estimular a prevenção e promoção de saúde, estimula o autocuidado para se obter qualidade de vida.
Objetivo: Relatar uma prática educativa sobre cuidados com o pé diabético na atenção básica. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da colaboração entre uma liga acadêmica de estomaterapia e de uma unidade administrativa vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Tendo como objetivo desenvolver uma ação em saúde para os usuários presentes no local.Resultados: A educação em saúde abordou os tópicos: a forma correta de fazer a limpeza do pé diabético, a importância da hidratação do pé, o molde adequado do corte de unha e a importância do controle dos níveis de glicose no sangue. Os participantes demonstraram interesse sobre o assunto abordado, tendo em vista que a diabetes é uma patologia recorrente na população, tornando-se assim um problema de saúde pública. A atividade repercutiu positivamente nos pacientes que ainda não sabiam a importância desses cuidados.
Conclusão: As ações educativas nas unidades básicas são essenciais para prevenção do pé diabético, sendo a porta de entrada no sistema de saúde. Essa extensão foi de grande valia para o crescimento e desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais dos alunos. Essa experiência também teve um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem acadêmico.