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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ACURÁCIA DIAGNÓSTICA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM EM CENÁRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA SOBRE TUBERCULOSE.
Relatoria:
João Pedro Santos Passos
Autores:
  • Larissa Pereira Santos
  • Thais Catharine Silva Bareto
  • Maiana Evillyn da Silva Andrade
  • Andréia Centenaro Vaez
  • Joseilze Santos De Andrade
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: No prisma do processo de enfermagem, o raciocínio clínico funciona como um guia para o diagnóstico de enfermagem (DE), pois conduz a abordagem progressiva na precisão diagnóstica. Para isso, diferentes estratégias práticas de ensino corroboram nesse aprendizado, como a Simulação Realística (SR). Nessa perspectiva, sendo a tuberculose pulmonar (TB) um problema com grande potencial de letalidade e, sendo o enfermeiro corresponsável pela promoção do tratamento adequado, o uso da SR no processo ensino-aprendizagem contribui para a prática da consulta de enfermagem. OBJETIVO: Avaliar o grau de acurácia diagnóstica de graduandos de enfermagem a partir de um cenário de simulação realística na consulta de enfermagem a pacientes com tuberculose pulmonar. MÉTODOS: Estudo exploratório com abordagem quantitativa, realizada com seis alunos do sexto período de Enfermagem Bacharelado da Universidade Federal de Sergipe. Conduzido a partir das etapas de Briefing (10min), caso simulado com atores padronizados (15min) e Debriefing (40min) de cenário validado. A coleta de dados iniciou após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos voluntários. Durante o primeiro estágio do Debriefing, intitulado focado, após a autorreflexão imediata, os alunos elencaram os principais DE conforme pistas e especificidades do caso, com base na NANDA-I 2021-2023. A estatística descritiva foi utilizada para análise dos dados. A pesquisa atendeu aos preceitos éticos, sendo aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UFS sob o CAEE nº 31401820.8.0000.5546 e parecer nº 4962789. RESULTADOS: Dos 18 títulos diagnósticos do caso clínico previamente validados, os participantes elencaram 9 (50%) no tempo proposto: padrão respiratório ineficaz e nutrição desequilibrada (83,33%); fadiga e insônia (66,67%); ventilação espontânea prejudicada e dor aguda (50%); tolerância à atividade diminuída (33,33%); ansiedade e comportamento propenso ao risco (16,66%). Os demais diagnósticos validados no caso clínico não foram elencados pelos alunos com a justificativa de tempo insuficiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aplicação da SR promoveu habilidades técnicas, visuais e de raciocínio clínico para um alto grau de acurácia dos DE para pacientes com tuberculose pulmonar, sendo que a maioria dos DE identificados referiu-se a necessidades fisiológicas, o que pode indicar certa fragilidade no raciocínio diagnóstico dos graduandos quanto a aspectos psicossociais.