LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
MANOBRAS DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SAÚDE
Relatoria:
KADSON ARAUJO DA SILVA
Autores:
  • Edna Maria Camelo Chaves
  • Riani Joyce Neves Nóbrega
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: O ensino sobre o Suporte Básico de Vida é essencial para todos os estudantes dos cursos da saúde, tendo em vista que as situações de urgência e emergência constituem atividades inerentes a prática profissional, sendo uma das atribuições da equipe de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Ressalta-se a importância do ensino sobre identificação da parada cardiorrespiratória durante a graduação, com foco na execução das manobras de RCP com efetividade. Objetivo: Identificar conteúdos relativos à formação sobre as manobras de RCP à estudantes da área da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada de fevereiro a abril de 2021. A pergunta estruturada foi: Quais condutas e estratégias são utilizadas na formação de graduandos da saúde sobre RCP? A estratégia utilizou dos descritores em ciências da saúde e correlatos em inglês: “Discentes da área da saúde” AND “Suporte Básico de vida” AND “Reanimação Cardiopulmonar” AND “Materiais de ensino”. Foram utilizadas as bases: CIHNAL, MEDLINE/PUBMED, SCOPUS, e Web Of Science. Foram incluídos artigos sobre RCP e que respondam à questão norteadora; artigos em texto completo e disponíveis gratuitamente na íntegra; publicações nos idiomas português e inglês; estudos no recorte temporal dos últimos cinco anos (2016 a 2021). Excluindo artigos que incoerentes com a temática. Duplicados foram considerados apenas uma vez. Resultados: Foram incluídas nove referências. Os informes relacionaram-se ao reconhecimento do evento, condutas de reanimação, desfibrilação precoce e cuidados de suporte básico, considerando que tal temática traz ensinamentos e habilidades que são indispensáveis aos discente da área da saúde, assim como aos profissionais já atuantes. Os conteúdos devem ser abordados de forma teórico-prático com auxílio ou de materiais didáticos, manequins, música, vídeo ilustrativo, dentre outras ferramentas. As ações captadas se mostraram efetivas/essenciais na construção do saber e prática sobre suporte básico, sendo perceptível a importância do ensino de RCP, proporcionando a manutenção da vida diante de uma parada cardíaca. Considerações Finais: O reconhecimento de conteúdos pertinentes, além de diferentes metodologias que possibilitem um maior aprendizado e elevação do nível de conhecimento dos estudantes e profissionais da área da saúde é primordial, necessitando-se trabalhar em novas ferramentas que melhorem o processo de ensino-aprendizagem sobre a temática de RCP no percurso da graduação.