Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO
Relatoria:
LUCELIA FERNANDES DINIZ
Autores:
- Celly Victória Formiga de Oliveira
- Patrícia Valeria de Souza
- Valesca Rayanny Barbosa Rocha
- Jessica Mayara Almeida Silva
- Rysnnelly Johhanny Barbosa dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde é uma importante ferramenta na promoção de mudanças positivas ao proporcionar empoderamento através do conhecimento. Ações de saúde são de extrema importância, considerando a necessidade que a comunidade escolar possua noções básicas no atendimento de primeiros socorros, para prestação de assistência em caso de acidente. Projetos de extensão no ambiente escolar permite aos envolvidos tornarem-se aptos para identificar a seriedade das ocorrências, agindo com calma, rapidez e eficácia. Objetivo: relatar ações desenvolvidas durante vigência de um projeto de extensão. Metodologia: Tratou-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência decorrentes de ações realizadas durante a vigência de 2022-2023 do projeto de extensão intitulado Transformando Vidas. O mesmo foi desenvolvido em escolas da rede pública de ensino da cidade de Pombal-PB. A equipe era composta por alunos do curso Técnico em Enfermagem, uma professora supervisora, além de colaboradores. Resultados: As ações desenvolvidas foram divididas em três etapas buscando dinamizar a atuação de todos os participantes. A primeira etapa consistiu em um diagnóstico situacional, visando selecionar as escolas e a realizar o primeiro contato entre o projeto e as instituições. Após essa análise realizou-se a segunda etapa, onde ocorreu a discussão dos temas a serem abordados, seguido do planejamento das ações, a escolha e preparo do material, empregando sempre abordagens com uso de metodologias ativas, primando pela participação ativa do público atendido. A terceira e última etapa é a realização das ações educativas voltadas ao ensino de manobras de Primeiros Socorros abordando temas como: Manobra de Heimlich, convulsão, sincope, reanimação cardiopulmonar, fraturas e hemorragias. Durante as ações os alunos estavam livres para fazer questionamentos e compartilhar experiencias vivenciadas. Após a conclusão das atividades era realizado uma avaliação buscando a identificação de pontos que necessitariam de melhorias e adequações. Considerações finais: Ao longo da execução do projeto observamos a necessidade de ações educativas de forma mais ativa, visto que, os alunos e colaboradores devem saber como agir ante a possíveis acidentes dentro e fora do ambiente escolar. Buscou-se evidenciar aos envolvidos seu papel efetivo para o compartilhamento das informações, os mesmos deverão ser propagadores junto a família e comunidade e não deixar restritos apenas ao âmbito escolar.