Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Processo de Enfermagem e o Código de Ética – Trabalhando a prevenção de danos
Relatoria:
JOSIAS NEVES RIBEIRO
Autores:
- Gisella de Carvalho Queluci
- Tárcia Millene de Almeida Costa Barreto
- Priscila de Castro Handem
- Larissa Artimos Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Objetivo: Desenvolver um material didático com base na Metodologia de Resolução de Situações-problema com ênfase na execução do Processo de Enfermagem e possíveis implicações éticas para a enfermagem.Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico do tipo material didático, com estratificação pela CAPES em T1, definido como “Produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais” (Classificação CAPES – Qualis Produção Técnica 2020). Método: Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se como estratégia a metodologia de resolução de situações-problema, descrita por Vilma de Carvalho. Trata-se de uma metodologia que visa auxiliar os profissionais na resolução de seus problemas diários no processo ensino-aprendizagem ao longo da carreira profissional, aplicando-se então ao desenvolvimento do PE, entendeu-se como sendo possível de reduzir as possíveis implicações éticas na implementação do PE. Resultados: apresentamos o processo de construção da situação problema a acerca das possíveis implicações éticas relacionadas ao não desenvolvimento das etapas do processo de enfermagem ao cliente com LP. E a construção do material didático intitulado “Processo de enfermagem e o código de ética”. Partindo da metodologia da resolução de problemas descrevemos um estudo clínico hipotético acerca das Lesões por Pressão - LP, extraímos as questões problematizadoras e identificamos as fragilidades nas fases do PE que colocam em risco a excelência de nossa assistência, apontando assim os artigos do Código de ética infringidos e as possíveis penalidades a serem aplicadas. Conclusão, aplicabilidade e impacto: O material permitirá ao profissional a identificação das fragilidades de seu exercício quando na aplicação do PE. Fica aberta a possibilidade de pesquisas futuras que instiguem o caráter formativo que envolve a temática, como a realização de curso para aplicar a cartilha e aprimorar as estratégias de sensibilização dos profissionais de enfermagem. O material didático será distribuído de forma digital, com hospedagem na plataforma Cofenplay, e ainda, serão produzidos folders com informações resumidas da cartilha e QRcode com acesso a cartilha digital, que poderão ser oferecidos aos profissionais durante ações educativas que os Conselhos Regionais já oferecem em sua rotina.