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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NA ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA EM LABORATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Mariana Tavares de Oliveira Castellani
Autores:
  • Janifer Souza Mendes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A aprendizagem do estudante do curso de graduação em enfermagem deve ser pautada nos princípios relacionados ao perfil do egresso do curso de graduação, que é a “formação do profissional autônomo, crítico e reflexivo, capaz de conhecer e intervir nas situações saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional” (BRASIL, 2018). Oportunizar espaços de aprendizagem adequados, para facilitar a associação da teoria com a prática, proporciona o desenvolvimento de habilidades de enfermagem e instiga raciocínio clínico pautado na ética profissional. Ressalta-se que o processo de ensino e aprendizagem, é oportunizado também com a momentos de associação da teoria com a prática, que se relacionam com a Atividade Teórico-Prática desenvolvida com os acadêmicos. Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos a utilização do laboratório de enfermagem para realização de práticas de procedimentos de enfermagem e em clínica escola como metodologia de ensino e aprendizagem e estratégia fomentadora de potencialidades no desenvolvimento da formação profissional. Metodologia: Relato de experiência, realizada com acadêmicos da quinta fase do curso de graduação em enfermagem em 2023, período noturno, no laboratório de enfermagem e clínica escola da faculdade. Na disciplina, foram programados dois momentos distintos para a realização de treinamento das habilidades, após as aulas teóricas, e desenvolvidos por meio de metodologias ativas em laboratório de enfermagem nos campos de atividade prática, incluindo o campo da clínica escola, uma atividade pioneira no curso de Graduação em Enfermagem da instituição em função da ausência de Atenção Primária à Saúde no período noturno. Resultados: Desenvolver destreza e domínio de procedimentos técnicos antes das práticas clínicas, proporcionou ao discente protagonismo e autonomia na realização de consulta de Enfermagem na clínica escola, contribuindo na abordagem da investigação do processo de saúde-doença e educação em saúde, desenvolvimento crítico para tomada de decisão e na elaboração dos planos de cuidado, favorecendo uma reflexão para uma assistência centrada no indivíduo. Conclusão: A utilização das estratégias permitiu aos estudantes aproximação da realidade clínica, bem como segurança no desenvolvimento dos procedimentos a serem realizados posteriormente na clínica escola e confluência do estudante com a realidade dos serviços, aprofundando o processo de ensino.