Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DA ENFERMAGEM
Relatoria:
Georgia Freitas Rolim Martins
Autores:
- Camila Albino de Andrade CPF:Coren:738
- Marina Lundgren de Assis
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A neurociência é o ramo científico que permite o pensamento de estratégias pedagógicas (BRASIL, 2021). Dentre os fenômenos que permitem a aplicação da neurodidática nos campos do saber pode-se citar a utilização dos jogos e da música uma vez que, as emoções e o estado de humor, são potencializadores para a adesão do conhecimento (BRASIL, 2021; CARÍCIO, 2021; COSTA, 2021). O docente de enfermagem do século XXI não pode mais se prender à metodologias arcaicas para o ensino de conteúdos e de conceitos. Objetivo: Explorar o campo das metodologias ativas, aplicando o método de rotação por estações. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva na qualidade de relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina de Clínica Cirúrgica, ministrada no quinto módulo do curso Técnico de Enfermagem de uma instituição privada no Recife. A turma continha 47 alunos regulares, a metodologia escolhida foi a rotação por estações que foi aplicada dividindo-se em 03 etapas, tendo como tema central Cuidados de Enfermagem no Pós Operatório. Resultados e Discussão: Ao final da dinâmica foi aberto a sessão para comentários gerais, a maioria dos alunos concordou que liderança e outras características puderam ser percebidas: engajamento dos alunos de forma ativa, Interatividade e Colaboração, fato que pôde ser comprovado com a fala do aluno que relata: "A cada grupo que rodamos aprendemos mais, a discussão era mais demorada pois íamos lembrando mais do trabalho e junto dos colegas que também falava do assunto (ALUNO X, 2023)". Outro aluno já teve outra percepção: "No seminário estávamos na frente de todos e ficamos muito nervosos, quando estamos em grupos podemos conhecer melhor os colegas com quem não falamos tanto e também a conversa fluiu mais, já que não estava tão nervosa (ALUNA Y, 2023)". Vale salientar que as metodologias ativas criam um ambiente mais motivador em sala de aula, além do mais é possível identificar que os alunos de técnico de enfermagem, tendo o grau de escolaridade mínimo de ensino médio podem experienciar o pensamento crítico, tirando este futuro profissional do papel de mero fazer de tarefas (CAMACHO, 2022; BRASIL, 2021) . Conclusão: A estratégia de rotação por estações, mesmo que utilizada de forma adaptada, permite que alunos se envolvam em diferentes formas de aprendizagem que alavanca a experiência dos alunos preparando-os de uma forma mais significativa para a prática profissional.