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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS: USO DO FÓRUM COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA EM ESTÁGIOS
Relatoria:
LEILIANE TEIXEIRA BENTO FERNANDES
Autores:
  • Aline Silva de Lima
  • Marcos Aurélio Silva de Oliveira
  • Thiago Henrique Luciano da Silva
  • Joyce Mayara Pereira da Silva
  • Júlia Pimenta
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A ampliação de estratégias de ensino-aprendizagem no ambiente virtual, tornou o "fórum" do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas um importante espaço de comunicação entre docentes e discentes. Objetivo: relatar a experiência do uso de fórum virtual para avaliação de discentes em estágio supervisionado hospitalar. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado entre maio e junho/2023, na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso técnico em enfermagem de uma universidade pública nordestina. Durante o rodízio na clínica de oncologia e hematologia de um hospital universitário, cinco discentes foram avaliados pela docente, por meio de tópicos temáticos em fórum, buscando identificar os desafios de aprendizagem, o compartilhamento de suas experiências e os novos saberes adquiridos. Resultados: A avaliação formativa foi escolhida para monitorar o progresso ao longo dos cinco dias de estágio do "Grupo 6". Os discentes foram subdivididos em uma dupla e um trio e prestavam assistência a um binômio paciente-acompanhante. Após cada dia, a docente postava os temas a serem abordados com base nas experiências vividas. Os temas, foram: 01: principais tumores diagnosticados na clínica, cálculo de gotejamento; 02: sistema hematológico, doenças hematológicas não oncológicas, biópsias de tecidos sólidos, mielograma e flebites; 03: daily huddle hospitalar; anotações de enfermagem, comunicação terapêutica com paciente estrangeiro; 04: cuidados gerais de higiene do paciente, deiscência de ferida operatória, cuidados com a bolsa de colostomia e aspectos teóricos dos cuidados paliativos; 05: vivências da visita beira-leito a todos os pacientes da clínica (tipos de cuidados paliativos; materiais de oxigenioterapia, parada cardiorrespiratória, icterícia, diferença entre cateteres centrais e periféricos, dreno de Blake, diferença entre sondas gástricas e enterais). Todas as correções da docente ocorreram na página do fórum com o uso da fonte em cor vermelha para facilitar a visualização de todos. Conclusão: Durante o processo, os discentes trocaram entre si as experiências obtidas com os pacientes aos quais foram atribuídos, compartilharam referências e imagens ilustrativas e aprofundaram os conhecimentos teóricos sobre os temas. A docente refletiu acerca das possíveis estratégias para estreitar a relação com os discentes; avaliou cada aluno ao longo dos dias; corrigiu informações, sanou dúvidas e aprendeu com eles.