Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA RASTREAMENTO E DETECÇÃO PRECOCE DO CANCÊR .
Relatoria:
FRANCISCO ARLYSSON DA SILVA VERISSIMO
Autores:
- Antônia Oata de Sousa Portela
- Bianca Coelho Soares
- Rebeca Ferreira Freitas
- Hebert França de Vasconcelos
- Deborah Ximenes Torres Holanda
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Câncer é um termo genérico aplicado aos tumores malignos também chamado de neoplasia, que representa crescimento novo ou tumor, isto é, aumento de volume. O grau de malignidade (alto grau, grau intermediário ou baixo grau), dependerá do comportamento invasor, da capacidade de recidiva, crescimento e disseminação para órgãos ou tecidos distantes. Tumores diferenciados (baixo grau) apresenta células semelhantes às células normais, proliferam menos, são menos agressivos, enquanto os indiferenciados (alto grau) são proliferativos e extremamente agressivos. A educação continuada podemos definir como forma de aprendizagem que tem como finalidade a qualificação dos profissionais e acadêmicos. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por discentes do curso de Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste na realização de atividade de educação permanente sobre rastreamento e detecção precoce do câncer. Metodologia: O estudo é do tipo relato de experiencia, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril e maio de 2023, pelos membros do Grupo de Iniciação Científica e Estudo em Oncologia (GICEO) da Faculdade Princesa do Oeste, em Crateús-CE.Resultados e discussões: A partir do Minicurso: “Compreendendo o surgimento do câncer”, os participantes (majoritariamente compostos por alunos do curso técnico de enfermagem e acadêmicos) tiveram uma capacitação sobre temáticas relacionas à oncologia, tais como: a oncogênese e fisiopatologia do câncer, além da demonstração em lâminas microscópicas sobre a diferença de tecidos saudáveis e neoplásicos. Ademais, com a aplicação de testes sobre os conhecimentos deste público antes e após a realização do evento, gerou - se os seguintes resultados: antes, 75% dos participantes entendiam parcialmente sobre o assunto, outros 25% desconheciam totalmente. Após a exposição dialogada, os envolvidos relataram uma significativa melhora no nível de conhecimento, com a facilitação do entendimento do tema através das metodologias utilizadas, o que enfatiza a importância de promover métodos educacionais que visem o desenvolvimento e qualificação de estudante e profissionais, através da educação continuada. Considerações Finais: Mostra-se a relevância da ação como ferramenta para educação permanente, com a abordagem voltada para Oncologia de forma lúdica, para assim, alcançar conhecimentos necessários para atuarem na detecção e rastreamento oncológica.