LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PODCAST PARA ORIENTAÇÕES SOBRE A COVID-19
Relatoria:
DÉBORA RAMOS SOARES
Autores:
  • Elielza Guerreiro Menezes
  • Gabriela Pinheiro de Andrade
  • Camilly Campos Vasconcelos
  • Maximina Penha Guimarães
  • Paulo José Seabra Vieira
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Ao entender que, mesmo havendo adversidades que dificultam a disseminação de informações corretas nas mídias sociais, esse é um meio propício para estender conhecimento e ajudar a diminuir a transmissão do Coronavírus. Nesse sentido, estudos apontam que o podcast pode ser uma ferramenta de educação de crescente demanda, já que este permite a escolha de conteúdos de aprendizado, pode ser ouvido de forma individual ou familiar, além de ser de baixo custo e fácil acesso. Considerando as dúvidas da população sobre uma doença nova e desconhecida como a Covid-19. O objetivo foi desenvolver uma tecnologia educacional sobre a COVID-19 para orientar os usuários do SUS. Metodologia: É um estudo com abordagem quantitativa e de validação. A estrutura foi composta por quatro etapas: levantamento de dados através da revisão narrativa dos manuais e protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), construção da tecnologia, validação de conteúdo com juízes-especialistas e validação semântica com o público-alvo. Considerou-se juízes da área da saúde com foco em profissionais da enfermagem com experiência e grau de conhecimento na temática. Os participantes do público-alvo foram selecionados conforme a lista de atendimento na plataforma de atendimentos a COVID-19 via chatbot. Os dados foram avaliados com a técnica Alfa de Cronbach e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) utilizando a Escala de Likert. O formulário foi respondido por 13 juízes-especialistas e 41 participantes do público-alvo. A tecnologia educacional foi validada em conteúdo, objetivo e relevância e classificada com o valor Alfa de Cronbach de 0,902 pelos juízes e 0,905 pelo público. Os itens receberam I-CVI com média geral de 0,98, sendo que o domínio relevância obteve a maior média dentre os demais domínios com IVC de 1,0 segundo os juízes e 0,99 segundo o público-alvo. Evidenciou-se que o podcast foi validado em conteúdo e relevância por juízes-especialistas e pelo público-alvo como Excelente Consistência segundo o Alfa de Cronbach. Foi considerado adequado para ser utilizado pela população geral, pressupondo sua utilização como instrumento tecnológico de saúde sobre a Covid-19 uma vez que se objetiva contribuir com informações úteis, de fácil acesso e linguagem apropriada para a população.