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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A RELEVÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE VIOLÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Raiane Nunes da Silva
Autores:
  • Lorena Alencar Sousa
  • Sara Amy da Silva Alves dos Santos
  • Thays Alves da Silva
  • Jaqueliny Rodrigues Soares Guimaraes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No Brasil a violência é um problema grave, onde as unidades de saúde na maior parte das vezes, configuram-se porta de entrada para as vítimas. É nesse momento, que os profissionais da saúde, em especial a enfermagem, realizam os primeiros cuidados a essas vítimas. Para que esse profissional esteja preparado para abordar situações de violência, precisa-se trabalhar com metodologias ativas desde a sua formação. Logo, as instituições de ensino devem adotar métodos inovadores, como a simulação realística, articulando teoria e prática, permitindo que o educando construa uma postura crítica, humanizada e com habilidades suficientes para solucionar problemas pautados na realidade. OBJETIVO: Relatar a relevância do uso da simulação realística processo de ensino-aprendizagem sobre violência. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, obtido através de uma simulação realística, realizada com 19 acadêmicos da disciplina Técnicas em Enfermagem Forense do curso Técnico em Enfermagem, realizado em julho de 2023. A prática foi vivenciada com grupos de três ou quatro participantes, sob a supervisão da docente que estava ministrando essa disciplina. Foi abordado todos os tipos e as naturezas das violências nos diversos ciclos de vida, realizando identificação, notificação e intervenção enquanto profissional de uma unidade de saúde. A dinâmica foi dividida em três etapas: a formação dos grupos, a apresentação da simulação e o debriefing, momento mediado pela docente, onde foi possível refletir sobre como o grupo agiu e o que poderia ter feito de diferente. RESULTADOS: Evidenciou-se que a enfermagem tem um papel crucial nos primeiros cuidados prestados às vítimas de violência. Com isso, surgiu a problematização a respeito da conduta deste profissional e das intervenções utilizadas, sendo elas: o manejo do paciente fragilizado e a postura profissional adotada. Além disso, observou-se que o uso dessa metodologia, trouxe resultados significativos, pois, gerou maior reflexão sobre a temática e maior participação dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do exposto, é perceptível que as metodologias ativas, em especial a simulação realística, favorece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Onde, durante a exposição da situação-problema, os acadêmicos estavam inseridos em ambientes semelhantes à realidade, permitindo adquirirem habilidades de resolução de problemas, que certamente, serão úteis para a formação profissional.