Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
POTENCIALIDADES DA PESQUISA E EXTENSÃO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Alexandre de Almeida Soares
Autores:
- Laís de Souza Porto
- Fabíula Ledo Araújo
- Jaine Kareny da Silva Alves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A formação em Enfermagem no Brasil atravessa uma nova perspectiva, fato resultante da dinâmica atual do conhecimento científico, da ampliação do conceito de saúde e da árdua valorização da Enfermagem enquanto ciência do cuidar. OBJETIVO: Diante do exposto, a relevância deste relato se ancora na necessidade de se discutir a importância do tripé universitário, tendo como objetivo compreender os impactos da extensão e pesquisa como instrumento da formação acadêmico-profissional em Enfermagem, analisando as diversas contribuições desses espaços na vivência dos estudantes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência na perspectiva de acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, integrantes dos projetos de pesquisa e extensão universitária no ano de 2023. Para a realização desse estudo foi necessária a colaboração nas atividades extensionistas e de pesquisa desenvolvidas no período de 2023.1, marcados pelo cuidado de Enfermagem à saúde dos trabalhadores feirantes. RESULTADOS: Enfatiza-se que as vivências dos acadêmicos nas atividades de extensão e pesquisa com os feirantes desenvolveram competências de comunicação, aperfeiçoamento técnico-científico e diálogos intersetoriais para intervenções resolutivas nos determinantes do processo saúde-doença dos trabalhadores. Dessa forma, o projeto de extensão implementa recorrentes atividades de educação permanente em saúde, acolhimento, avaliação e devidas orientações para toda a população de feirantes, configurando-se momentos singulares, transformadores e humanizadores que vão para além dos muros da sala de aula. O produto dessas práticas de interação entre acadêmicos de Enfermagem e comunidade externa, resulta na percepção de novas tecnologias de cuidados em saúde que atendam as demandas da população, compreendendo a subjetividade e ao mesmo tempo a coletividade dos sujeitos. Além disso, contribui potencialmente para se repensar na qualidade da formação, buscando cada vez mais a consolidação de um profissional humanizado, consciente socialmente e protagonista no ambiente inserido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, o estudo compreende que a extensão e pesquisa possuem efetivas contribuições para a construção de um olhar crítico e ampliado dos acadêmicos de Enfermagem, reconhecendo ainda a vitalidade dessa integração para uma aplicação de uma ciência do cuidar com responsabilidade social.