Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUINDO UM PLANO DE AULA SOBRE ABREVIAÇÃO DO JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO PARA UMA PRÁTICA SEGURA
Relatoria:
Karine Silva de Oliveira
Autores:
- Samia Hussein Barakat
- Marcos Eduardo dos Santos Alves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A preparação pré-operatória é fundamental para a segurança do paciente. Tradicionalmente, o jejum prolongado é indicado para evitar riscos durante a cirurgia, mas novas evidências sugerem abreviar o jejum sem comprometer a segurança. Objetivo: Descrever o processo de criação e aplicação de um plano de aula sobre a abreviação do jejum pré-operatório. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção e aplicação de um plano de aula para promover uma prática segura e atualizada da assistência de enfermagem perioperatória, produzido no segundo semestre de 2022. O plano de aula foi elaborado por enfermeiros residentes da área de enfermagem perioperatório do Programa de Pós-Graduação lato sensu, da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na qual possui um currículo ancorado em metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. Resultados: A construção do plano de aula seguiu etapas essenciais e os conteúdos estruturantes foram divididos em uma aula com quatro momentos basilares e apresentados de forma geral. As principais ferramentas utilizadas foram o Poll Everywhere e Microsoft Powerpoint. Tratou-se de uma atividade com abordagem expositiva, dialogada e interativa com autorreflexão escrita associada às vivências e experiências dos residentes acerca do manejo para o jejum pré-operatório. Na primeira etapa da aula foram apresentadas perguntas retóricas na dinâmica "nuvem de perguntas", objetivando valorizar os conhecimentos prévios, a fim de despertar o interesse para o assunto e nortear a segunda etapa que estava focada em situações-problema, representadas por uma dinâmica do "fala sério ou com certeza", via plataforma "Poll everywhere". Em terceiro momento, foram resumidos os tópicos primordiais apresentados durante a atividade, mediante a exposição de um quadro síntese. Ao final, buscando uma reflexão crítico-reflexiva sobre a temática, será realizada aos alunos uma dinâmica de encerramento "o que eu levo comigo?, o que compartilho com os outros?, o que eu deixo para trás?", aplicado à prática baseada em evidências na abreviação do jejum pré-operatório. Isso permitiu a exploração detalhada dos conceitos, bem como a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas por parte dos participantes. Conclusões e implicações: A construção e implementação do plano foram corroboradas por resultados promissores, demonstrando sua eficácia em promover uma prática clínica mais segura e embasada em evidências sólidas.