Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA
Relatoria:
MELISSA BEZERRA MACHADO
Autores:
- Victórya Suéllen Maciel Abreu
- Estefane Soares da Silva
- Mirelly Martins França Barros
- Alícia de Sousa Frota
- Evely Maria da Silva
- Ana Stella Lopes dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O processo de aprendizagem nas universidades é primordial para a formação de profissionais experientes e competentes. No entanto, historicamente, as disciplinas baseiam-se em processos passivos de memorização, que podem não ser eficientes o suficiente para a fixação de conteúdos e aprendizagem a longo prazo. Dessa forma, uma estratégia que pode ser amplamente utilizada nos cursos de graduação é a Metodologia Baseada em Problemas (PBL), que reforça o aprendizado de forma ativa. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes do terceiro semestre de Enfermagem na participação e interação com o método PBL. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a participação no método PBL. A atividade foi organizada em encontros de três horas que aconteciam nas quartas-feiras entre os dias 13 de março e 15 de julho na Universidade Federal do Ceará, para o terceiro semestre do curso de Enfermagem, sendo organizada por quatro professores da disciplina de Imunologia aplicada a Enfermagem e contou com a participação dos 36 acadêmicos matriculados. Resultados: Para a realização da disciplina, houve a divisão dos acadêmicos em quatro grupos tutoriais (GT) de nove integrantes e um tutor. Cada grupo recebeu oito casos clínicos, que foram discutidos em um ciclo de dois encontros: o analítico e o desenvolvedor. No primeiro, eram escolhidos o coordenador e o relator dentre os alunos que deveriam analisar o caso, desenvolver hipóteses e criar objetivos de aprendizagem para o estudo individual. No segundo, após estudo domiciliar individual guiado pelos objetivos de aprendizagem, os alunos construíram um mapa mental coletivo com enfoque na imunologia envolvida no processo patológico descrito no caso clínico. Ao todo, foram realizados 16 encontros dos GT. Tal configuração facilitou o aprendizado do grupo de estudantes, pois cada um conseguiu utilizar um formato de estudo de maior afinidade para si, aumentando seu aproveitamento nos assuntos da disciplina. Considerações finais: O PBL foi extremamente benéfico para os estudantes, visto que houve a participação de forma ativa na construção do conhecimento ao serem guiados a buscar informações de forma autônoma. Isso pode ser confirmado pelo alcance de notas máximas na performance dos alunos nas construções de mapas conceituais e pelos dois momentos de avaliação da metodologia da disciplina - ocorridos na metade e no fim do período letivo- em modalidade de roda de conversa.