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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NO SIMULADO REALÍSTICO NO PERIOPERATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
VICTOR HUGO LUCAS DA ROCHA
Autores:
  • Laís Vogt Lopes
  • Livia Nalanda Vasconcelos Vieira
  • Anna Livia Izel Soares
  • Lidiane da Silva Marinho
  • Laryssa Macklin Carvalho de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A simulação realística é uma metodologia de exercício que permite por meio de um cenário retratar uma vivência entre a teoria e a realidade de forma interativa, permitindo desenvolver experiências práticas através do contato com os acadêmicos, causando impacto tanto no conhecimento quanto nas habilidades, fortalecendo assim a formação profissional. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes monitores de monitoria voluntária do curso de Enfermagem em uma instituição privada de ensino, por meio da disciplina de Enfermagem em Clínica Cirúrgica, no desenvolvimento de simulados práticos e a influência da visão profissional. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência baseado na vivência de monitores do 6º e 7º período do curso de Enfermagem, na qual foi realizado no laboratório de simulação realística de atividades de práticas cirúrgicas em abril de 2023, no município de Manaus no Amazonas. RESULTADOS: Por meio de prévia organização, o corpo discente assumiu a responsabilidade de planejar e realizar simulações, sob a orientação atenta dos monitores. Os monitores, por sua vez, foram encarregados de organizar as equipes e seus temas específicos. Com oito equipes formadas, designou-se a missão de explorar os aspectos da assistência de enfermagem direcionados aos cuidados perioperatórios. Essas experiências práticas foram moldadas na forma de encenações teatrais, com cada equipe representando um procedimento cirúrgico, na qual foram: laparoplastia, mastectomia, histerectomia, apendicectomia, gastroplastia, colecistectomia, cesárea e mamoplastia. Utilizando-se roteiros, foi designadas as funções individuais dos profissionais de saúde em cada etapa do procedimento, garantindo uma representação fiel a realidade. Por fim, utilizou-se o chamado Debriefing, processo que visa avaliar a percepção dos discentes em relação ao impacto da simulação por meio de perguntas, o que permitiu aplicar o conhecimento teórico que adquiriram em situações práticas, ampliando suas competências e preparo no campo da enfermagem. CONCLUSÃO: A partir dessa perspectiva, gerou-se uma visão progressiva dos alunos ao longo da simulação com a transformação de uma postura inicial apreensiva para uma abordagem proativa e de autonomia, revelando o potencial da simulação realística como ferramenta de aprendizado. O trânsito da visão de aluno à monitor, expôs a influência sobre a dinâmica do aprendizado, permitindo explorar novos pontos de vista do ensino teórico-prático.