LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PREPARAÇÃO PARA RESIDÊNCIAS EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER: relato de experiência da monitoria
Relatoria:
Larisse nascimento dos santos
Autores:
  • Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
  • Aline Oliveira de Carvalho Gurgel
  • DIANIELE FERREIRA MARTINS CAVALCANTE
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A entrada de egressos do curso de Enfermagem em programas de residência tem se tornado uma alternativa importante para estes, visando à inserção qualificada no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do SUS, porém, a elevada concorrência dos processos seletivos pode dificultar a inserção dos egressos nos programas. Considera-se relevante que os acadêmicos de Enfermagem possam ser preparados ao longo do curso para o nível das avaliações escritas, por meio da resolução e discussão de questões de provas anteriores, tendo os monitores como facilitadores neste processo. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria como facilitadora na preparação para a residência em Enfermagem em saúde da mulher. Metodologia: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa na modalidade relato de experiência que visou apresentar a vivência de monitoras da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher do curso de Enfermagem de uma faculdade em Maracanaú-CE por meio da resolução de questões de residências em Enfermagem com ênfase em conteúdos de obstetrícia e ginecologia. A experiência se deu nos meses de abril e maio de 2023 por meio de encontros semanais com os discentes para resolução de questões selecionadas pelas docentes da disciplina. O estudo é isento de análise pelo sistema CEP/CONEP conforme o disposto na Resolução nº 510/16. Resultados: Considera-se que a experiência foi enriquecedora para as monitoras, tendo em vista que permitiu revisar os conteúdos mais críticos dos processos seletivos e possibilitou um exercício de discussão das justificativas dos itens analisados, verificando o nível de dificuldade das questões e possíveis elementos confundidores. A interação com os discentes nos encontros de monitoria constituiu-se momento essencial de aprendizagem mútua, rica em possibilidades para a formação das monitoras. Considerações Finais: Acredita-se que o aprendizado por questões de processos seletivos para residências possa se constituir uma ferramenta válida de aprendizagem mediada pela atuação da monitoria como facilitadora neste processo.