Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
LUTO E ENFERMAGEM: COMO OS ENFERMEIROS LIDAM COM A MORTE DOS PACIENTES
Relatoria:
Cássia Borges Lima de Castro
Autores:
- Samilly Maranhão Coelho
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: O enfermeiro é o profissional que exerce o cuidado direto com o paciente. Desde a escolha da profissão até sua atuação nos ambientes onde vai exercer este cuidado, ele se dedica a valorizar a vida e evitar a morte, porém, eventual e certamente, em algum momento este profissional da saúde vai se deparar com a morte de seus pacientes e, embora receba o impacto que o evento provoca, precisa continuar e cuidar de outros pacientes. No processo de cuidar, o enfermeiro se depara com situações em que ocorre a morte do paciente. A forma como o profissional lida com esta situação e com o luto que é gerado, pode acarretar danos na sua própria saúde mental. Objetivo: O trabalho em questão teve como objetivo compreender o impacto da morte de um paciente para os enfermeiros e como eles lidam com o luto. Metodologia: O trabalho consistiu em uma revisão de literaturas abrangendo a forma como os enfermeiros lidam com a morte de seus pacientes assim como da importância do cuidado do processo de luto e suas possíveis complicações para os profissionais de enfermagem. Resultados e Discussão: Evidenciou-se que a morte dos pacientes afeta emocionalmente os enfermeiros e provoca sentimentos negativos como tristeza, dor entre outros. O medo de expressar os sentimentos e entrar em contato com a própria morte foi uma constante. Considerações finais: Portanto, torna-se relevante ressaltar a importância de aprofundar o tema morte na faculdade.
Referencias: Aguiar IR. O envolvimento do enfermeiro n processo de morrer de bebês internados em Unidade Neonatal. Acta Paul Enferm 2006; 9(2): 131-7.
Costa JC, Lima RAG. Luto da equipe: revelações dos profissionais de enfermagem sobre o cuidado à criança/adolescente no processo de morte e morrer. Rev Latino-am Enfermagem 2005 março-abril; 13(2):151-7.
Franco MHP. Uma mudança no paradigma sobre o enfoque da morte e do luto na contemporaneidade. In: Franco MHP, organizadora. Estudos avançados sobre o luto. Campinas (SP): Livro Pleno; 2002.p. 15-38.
Franco MHP. Cuidados paliativos e o luto no contexto hospitalar. O Mundo da Saúde 2003; 27(1):182-4.
Salomé GM, Cavali A, Espósito VHC. Sala de Emergência: o cotidiano das vivências com a morte e o morrer pelos profissionais de saúde. Rev Bras Enferm, Brasília 2009 set-out; 62(5): 681-6.
Santos, MA, Marília H. Atitude frente à morte em profissionais e estudantes de enfermagem: revisão da produção científica da última década. Ciência & Saúde Coletiva 18 (2013): 2757-2768.