Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
IMPLEMENTAÇÃO DA SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO NORTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Pedro Paulo Alcino da Silva
Autores:
- Andréia Ferreira de Souza
- Haywsa Thalita Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Saúde Digital é uma ferramenta utilizada para superar os desafios dos
sistemas de saúde propondo ampliar o acesso de pessoas desassistidas. A Atenção
Básica ou Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada dos usuários aos
serviços de saúde nos níveis de atenção visando impactar positivamente na situação de
saúde, desenvolver um atendimento integral com oferta de resolutividade de 85% dos
problemas, o que necessita de maior celeridade. OBJETIVO: Relatar a experiência da
implementação da Saúde Digital na Atenção Básica no Estado do Rio Grande do Norte.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, tendo como ênfase relatar as
mudanças ocorridas após a implementação da Saúde Digital através do Prontuário
Eletrônico Cidadão (PEC) no ano de 2017 para melhoria do atendimento em unidades
que prestam serviço a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Básica da
capital do estado do Rio Grande do Norte. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Destaca-
se a ocorrência de maior agilidade durante as consultas. Os dados relativos ao histórico
de saúde do(a) paciente são facilmente interpretados e não há risco de perdas/extravios
de elementos, fomentando o planejamento de ações. Dentre eles, encontram-se
disponíveis no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Unidade Básica de Saúde
(UBS): resultados de exames, solicitações, acometimentos patológicos familiares,
evoluções, diagnósticos terapêuticos, clínicos ou cirúrgicos, prevenção, tratamentos,
bem como outros registros das atividades diárias realizados por profissionais da saúde
da equipe multiprofissional, rede de referência ou especialistas. A informatização
reduziu o tempo de espera, contribuindo para (re)organizar o fluxo de atendimento
visando promover a consolidação, o avanço de políticas públicas do SUS e o apoio na
coordenação do cuidado realizado pelas equipes. Ressalta-se que os serviços de saúde
precisam estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) n°
13.709/18 que regulamenta a prática do uso de dados pessoais no Brasil com
responsabilidade, sigilo e confidencialidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Verifica-se
na prática grande relevância quanto a aplicabilidade na implementação da Saúde Digital
através do Prontuário Eletrônico Cidadão, já que o uso dos mecanismos tecnológicos
favoreceu a adequação do fluxo, garantia da qualidade, compatibilidade, consistência e
efetividade.